José Maranhão renunciará ao mandato quando for publicado acórdão sobre cassação de Cunha Lima



O senador José Maranhão (PMDB-PB) renunciará ao mandato para assumir o governo da Paraíba, assim que a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) for publicada no Diário Oficial da Justiça, o que está previsto para a próxima quarta-feira (26). O atual governador, Cássio Cunha Lima (PSDB), e seu vice, José Lacerda Neto (DEM), foram cassados por decisão unânime do TSE.

Maranhão reconheceu que cabe recurso dessa decisão ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas seu advogado, Marcelo Weick, garante que esse recurso, mesmo aceito pelo STF, não terá efeito suspensivo da decisão, ou seja, o senador poderá assumir a cadeira de governador assim que o acórdão do TSE for publicado.

- Não sinto que ganhei meu mandato no "tapetão". Ao contrário, sinto-me um vitorioso que, depois de ter sido esbulhado e injustiçado, recebe finalmente o que lhe era de direito, desde 2006, quando disputei e ganhei as eleições - afirmou Maranhão.

O futuro governador disse que suas prioridades à frente do governo da Paraíba serão as mesmas que perseguiu quando foi governador, entre 1995 e 2002: saneamento básico e turismo.

Maranhão garantiu não estar respondendo a qualquer processo na Justiça Eleitoral ou Federal. Ele reconheceu, porém, que um homem público sempre pode ser vítima de leviandades, mas disse que a verdade acaba por vir à tona.

O suplente de José Maranhão, que assumirá seu lugar no Senado, é o empresário paraibano Roberto Cavalcanti.

21/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wilson Santiago critica posse de Cássio Cunha Lima e faz balanço do mandato

Senado aguarda acórdão do STF sobre mandato de Expedito Júnior

Cícero Lucena enaltece Ronaldo Cunha Lima, que renunciou ao mandato para responder no STF

José Maranhão renuncia ao mandato no Senado para assumir governo da Paraíba

CCJ deve examinar PEC sobre fim de votação secreta para cassação de mandato

Cássio Cunha Lima condena desrespeito à oposição em solução sobre MPs