José Nery apoia declarações de Joaquim Barbosa, do STF
O senador José Nery (PSOL-PA) apoiou em discurso as declarações do ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), durante discussão áspera com o ministro Gilmar Mendes, presidente da Casa, na tarde desta quarta-feira (22), em sessão do STF. Para o senador, Joaquim Barbosa "teve a felicidade de dizer o que muitos brasileiros gostariam de ter dito".
Nery lembrou que Gilmar Mendes participou do governo federal em 2000, época "em que nosso país presenciou a mais selvagem privatização das estatais, processo recheado de indícios de irregularidades". Disse que "cada vez que estoura um escândalo envolvendo Daniel Dantas reaparecem os indícios do enriquecimento do banqueiro no período das privatizações". O senador do PSOL observou que o presidente do Supremo mandou libertar Daniel Dantas por duas vezes, durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal.
- O presidente do STF deveria salvaguardar a nossa Constituição e deixar de apoiar o que tem de mais retrógrado na política brasileira - opinou. Nery discordou ainda do pedido de intervenção federal no estado do Pará, por descumprimento de reintegração de posse de terras, feito pela Confederação Nacional da Agricultura. Para ele, a intervenção só beneficiaria os grandes fazendeiros.
23/04/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
STF: José Nery apoia Joaquim Barbosa; Valter Pereira defende Gilmar Mendes
'Declarações de Joaquim Barbosa não colaboram com instituições', diz Renan Calheiros
Jarbas Vasconcelos apoia críticas de Joaquim Barbosa a políticos
Na homenagem a Joaquim Nabuco, José Nery cobra fim do trabalho escravo no Brasil
José Nery apóia reivindicações de servidores da saúde, do trabalho e da previdência
José Nery apóia voto aberto para todos os casos