José Nery apóia reivindicações de servidores da saúde, do trabalho e da previdência



Em comunicação de liderança nesta quarta-feira (19), o senador José Nery (PSOL-PA) manifestou seu apoio às reivindicações apresentadas pelos servidores públicos das áreas de saúde, previdência e trabalho durante a Jornada Nacional de Mobilização, realizada esta semana em Brasília.

O senador citou, entre as reivindicações dos servidores, a imediata implementação da carreira de seguridade social e trabalho; a realização de concurso público para suprir vagas existentes; ocumprimento dos acordos feitos na última greve, segundo ele protelados pelo governo federal; a manutenção de dependentes como beneficiários do plano de saúde; e a segurança dos trabalhadores, principalmente nos setores de perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e de fiscais do trabalho.

- São todas reivindicações muito justas e urgentes - afirmou.

O parlamentar também apoiou o protesto contra o projeto do governo de implantar fundações públicas de direito privado, segundo ele uma forma de contratar trabalhadores sem necessidade de concurso e sem a estabilidade prevista no Regime Jurídico Único do funcionalismo.

- Trata-se de um projeto completamente ilegal que, caso venha a ser aprovado, retornará a anarquia na administração pública brasileira - afirmou.

José Nery protestou ainda contra o que chamou de "atos de truculência praticados servidores do Congresso Nacional" contra Valmir Brás de Sousa, dirigente do Sindicato dos Previdenciários de Santa Catarina. Ao protestar defronte ao gramado do Congresso - pacificamente, segundo o senador - o dirigente, a mando do chefe de segurança da Câmara - identificado pelo parlamentar como Sr. Barbosa - foi preso e algemado pela Polícia Militar do Distrito Federal.

- É incrível que até hoje uma questão sindical e trabalhista seja tratada como questão de polícia neste país - disse o senador.

CCJ

Nery enfatizou ainda a importância da reunião desta quarta-feira da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) que aprovou substitutivo apresentado pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) a propostas de emenda à Constituição apresentadas pelos senadores Paulo Paim (PT-RS) e Alvaro Dias (PSDB-PR) que acabam com o voto secreto no Congresso nacional.

- E uma decisão fundamental para corresponder minimamente ao desejo manifestado pela sociedade brasileira, que quer ver transparência e publicidade dos atos de seus representantes - disse.



19/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Nery apoia reivindicações de funcionários do Banpará

Cândido apóia reivindicações de servidores civis das Forças Armadas

Mão Santa apoia reivindicações de servidores da Defesa Agropecuária do Piauí

Ângela Portela apoia reivindicações de servidores dos ex-territórios federais

José Nery apoia declarações de Joaquim Barbosa, do STF

José Nery apóia voto aberto para todos os casos