José Nery destaca realização do próximo Fórum Social Mundial em Belém



A realização da oitava versão do Fórum Social Mundial (FSM), em janeiro de 2009, em Belém (PA), foi o tema do pronunciamento do senador José Nery (PSOL-PA) nesta sexta-feira (4), em Plenário. Segundo afirmou, o evento deverá reunir cerca de 120 mil pessoas do Brasil e de outros países que pretendem declarar sua convicção de que "um outro mundo é possível".

A escolha de Belém, segundo o parlamentar, foi oportuna, pois a cidade está localizada na Amazônia, que, lembrou o senador, é lugar central no debate sobre as conseqüências do aquecimento global. Sendo assim, avaliou, o fórum nesse local é um alerta.

- As políticas de desenvolvimento baseadas na ampliação incessante das monoculturas agrícola e pecuária e na exploração de commodities minerais e a instalação de infra-estrutura concebida para viabilizá-las, em curso na Amazônia, agravam essa ameaça para a espécie humana - afirmou.

Em seu pronunciamento, José Nery lembrou que o fórum é uma organização marcada pela pluralidade e pela diversidade, tendo um caráter não confessional, não-governamentale não partidário. Lembrou ainda aos colegas que o movimento nasceu como contraponto ao Fórum Econômico Mundial, de Davos, na Suíça, representação do mundo das finanças e dos grandes negócios.

Apesar das diferenças existentes entre os dois fóruns, o senador pelo Pará explicou que o FSM não se restringe a protestos contra o Fórum Econômico Mundial ou contra as instituições multilaterais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Internacionalpara Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) ou a Organização Mundial do Comércio (OMC).

- Debruça-se [o FSM] sobre uma pauta diversificada, que inclui praticamente todos os temas de interesse comum dos povos, e formula diagnósticos, prognósticos e alternativas de desenvolvimento que primam pela cientificidade tanto quanto expressam sua vontade de construir o mundo novo - explicou.

Ao final do discurso, José Nery anunciou que apresentou um requerimento para a realização de uma sessão solene com o objetivo de homenagear o FMS e discutir a participação do Congresso Nacional no evento.

- Temos uma contribuição para oferecer, discutindo os vários temas que estarão animando este importante debate o qual o Brasil sediará, em Belém - disse.

Em aparte, os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Augusto Botelho (PT-RR) elogiaram a escolha do tema do pronunciamento de José Nery.



04/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery que ampliar participação parlamentar no Fórum Social Mundial

Senado aprova realização de homenagem a Fórum Social Mundial

Saturnino destaca resultados do Fórum Social Mundial

José Luís Del Roio afirma que governo brasileiro assumiu posições do Fórum Social Mundial

José Nery critica gestão da saúde pública em Belém

José Nery registra realização de audiência pública com garimpeiros de Serra Pelada