José Nery critica gestão da saúde pública em Belém



O senador José Nery (PSOL-PA) subiu à tribuna do Plenário para denunciar as condições em que se encontra a saúde pública do Pará. Ele destacou, especialmente, a situação da capital, Belém, onde, segundo disse, há várias semanas os meios de comunicação locais "estarrecem o público com imagens de desassistência a pessoas humildes" que procuram atendimento no pronto socorro de seus hospitais. O senador afirmou que dezenas de mortes evitáveis estão ocorrendo porque esses hospitais estão incapacitados para cumprir sua missão de preservar a vida. Relatou que faltam médicos, medicamentos, equipamentos e recursos básicos para atender os casos mais simples de doenças e agravos à saúde.

- O caos instalou-se no Sistema Único de Saúde, em Belém, com prejuízo insanável aos usuários em situação de risco de morte, sem que se vislumbre uma solução para tal fenômeno, afirmou José Nery.

O senador disse ainda que sua indignação com essa situação agrava-se a cada vez que o prefeito de Belém, Duciomar Costa, tenta justificar o caos ou atenuar a própria responsabilidade nessa questão. Para José Nery, as deficiências nos serviços municipais de saúde são uma constante, mas, no caso da capital de seu estado, "ganha proporções cada vez mais escandalosas", uma vez que a prefeitura não se dispõe a apresentar um plano consistente para enfrentar o problema.

- A atual gestão municipal de Belém é indefensável, sob todo e qualquer ângulo de análise - afirmou José Nery. - Indefensável, sobretudo, pela forma criminosa com que trata a saúde pública.

O senador criticou ainda a atitude do prefeito Duciomar Costa que, segundo informou, pediu autorização à Câmara Municipal para uma viagem à Itália e aos Estados Unidos.

- É inadmissível que, no meio de tão grave crise, o prefeito decida se ausentar do município em viagem internacional - disse José Nery.



07/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Nery destaca realização do próximo Fórum Social Mundial em Belém

José Nery critica corte de recursos destinados à educação

José Nery critica impunidade no massacre de Eldorado de Carajás

José Nery critica demissão de líder sindical da Nossa Caixa

José Nery critica MP que permite contratação sem carteira assinada no campo

José Nery critica processo de licenciamento ambiental de hidrelétrica no Pará