José Nery homenageia Sociedade Paraense dos Direitos Humanos



O senador José Nery (PSOL-PA) homenageou, em discurso na sessão plenária desta sexta-feira (10), a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH), fundada no dia 8 de agosto de 1977. A entidade, segundo o senador, é uma das mais antigas e atuantes associações civis na luta pela dignidade da condição humana e pela justiça social no país.

Atualmente presidida pelo advogado Marco Apolo Leão, a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos teve intensa atuação durante os governos militares - "época tormentosa para os movimentos sociais, de castração dos direitos políticos e civis", afirmou o senador. Hoje, observou, a entidade atua no estado para combater a violação dos direitos humanos em questões ligadas às áreas ambiental e agrária e de segmentos sociais como mulheres, negros e homossexuais, entre outros.

- A SDDH é e continuará a ser um valioso patrimônio democrático dos movimentos sociais de nosso estado. Oferece assessoria jurídica e política em diferentes regiões do Pará, em especial na região sudeste, onde é maior a violência contra trabalhadores rurais, pequenos extrativistas e militantes de direitos humanos - disse José Nery.

A entidade luta também pela agilidade das decisões judiciais, segundo o senador, considerando a urgência natural dos casos demandados ao Poder Judiciário e o risco de prescrição de penas para crimes contra direitos humanos. Atua, da mesma forma, junto ao Ministério Público e ao Tribunal do Júri como assistente de acusação, para proteção e reparação dos direitos humanos em casos como o de violência policial.



10/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ana Júlia presta homenagem à Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos

José Nery alerta para denúncias de desrespeito aos direitos humanos

José Nery propõe criação da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara

José Nery registra posse de paraense na presidência da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público

José Nery homenageia mães de filhos vítimas da violência

José Nery homenageia líder sindical morto há 23 anos