José Nery: organizações ambientais acusam governo de promover retrocesso



O senador José Nery (PSOL-PA) leu da tribuna, nesta quinta-feira (4), nota pública assinada por 21 entidades ambientalistas, onde elas acusam o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de adotar medidas "representam um claro retrocesso", com "desmonte do arcabouço legal e administrativo de proteção ao meio ambiente". Para as entidades, as decisões deixam claro que o governo está optando pela "lógica do crescimento econômico a qualquer custo".

De acordo com o senador, as entidades entendem que o governo vem cedendo desde o ano passado ao "lobby da insustentabilidade" e, no caso da Amazônia, com apoio da bancada ruralista do Congresso e do ministro da Agricultura. As organizações criticam a aprovação da Medida Provisória 458/09 pelo Senado, na noite desta quarta-feira (3), afirmando que ela permitirá "legalizar a situação de uma grande quantidade de grileiros de terras da Amazônia, incentivando o assalto ao patrimônio público".

No mesmo discurso, o senador do Pará leu trechos da carta aberta que a senadora Marina Silva (PT-AC) encaminhou nesta quinta-feira (4) ao presidente Lula, onde pede o veto de vários pontos do Projeto de Lei de Conversão da MP 458/09. José Nery opinou que, sem os vetos, haverá "um duro golpe na legislação ambiental brasileira".

O senador voltou a pedir à governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, que reabra negociações com os servidores da educação do estado, em greve há quase um mês. Informou que, na quarta (3), eles ocuparam o prédio da Secretaria da Fazenda, em Belém, retirando-se pacificamente nesta quinta.

Finalmente, José Nery disse que a cidade de Abaetetuba (PA), onde ele foi vereador, realiza neste fim de semana o VI Festival do Miriti. A festa exalta a cultura do miritizeiro, palmeira típica das várzeas amazônicas, que oferece um fruto usado na culinária local, fibras empregadas em artesanato e uma polpa que é usada na fabricação dos "famosos brinquedos de miriti, um dos símbolos do Círio de Nazaré", em Belém, a maior festa religiosa do Pará.



04/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil não pode permitir retrocesso nas conquistas ambientais na Rio+20, alerta Collor

José Nery diz que governo do Pará não valoriza trabalhadores da educação

José Nery pede que governo não extradite Cesare Battisti

José Nery: aliança do governo com agronegócio gera devastação na Amazônia

José Nery teme "conflito sangrento" em Carajás se governo não negociar

José Nery pede pensão ao governo do PA para mãe de estudante morto pela ditadura