José Nery pede que senadores repudiem massacre dos índios do Peru
O senador José Nery (PSOL-PA) pediu aos senadores que repudiem o massacre de índios no Peru e apóiem a solicitação de providências cabíveis, feita junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). Em comunicação de liderança feita nesta terça-feira (9), o senador denunciou o assassinato de mais de 60 pessoas, entre eles 30 índios Awajun, da Amazônia Peruana.
De acordo com o parlamentar, os indígenas foram assassinados durantes mobilizações contra o Tratado de Livre Comércio do Peru com os Estados Unidos. Esse tratado, informou o senador, possibilitará a invasão de terras indígenas e a exploração indiscriminada dos seus recursos naturais.
José Nery pediu o fim às perseguições ao líder indígena Alberto Pizango, da Agência Interétnica de Desenvolvimento da Selva Peruana. De acordo com o líder do PSOL, Pizango tem ordem de prisão da justiça peruana e comanda a luta dos índios na clandestinidade.
- Esse massacre é revelador da barbárie que a civilização das armas e da morte utiliza para continuar o saque dos recursos naturais, a invasão dos territórios indígenas e os direitos fundamentais desses povos - afirmou o parlamentar.
09/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Massacre de Eldorado dos Carajás continua impune, diz José Nery
José Nery critica impunidade no massacre de Eldorado de Carajás
João Pedro condena "massacre de indígenas" no Peru
José Nery: 27 senadores já assinaram requerimento de criação da CPI da Navalha
José Nery conclama senadores a participarem de ato contra o trabalho escravo
José Nery elogia disposição de senadores de lutar por interesses dos aposentados