José Pimentel confirma votação de vetos presidenciais no dia 18



Após reunião com líderes da Câmara e do Senado, nesta quinta-feira (30), o líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE), confirmou a votação de quatro vetos presidenciais no dia 18 de fevereiro. De acordo com o parlamentar, na próxima semana, haverá reuniões de lideranças para tratar das estratégias de votação.

VEJA MAIS

— Todos os vetos precisam ser conversados com a base aliada na segunda-feira (3) e com os líderes da Câmara e, na terça-feira (4), com os líderes do Senado Federal — afirmou.

Na pauta do Congresso, o item mais polêmico é o veto total ao substitutivo da Câmara dos Deputados ao PLS 98/2002 - Complementar, que estipulava novas regras para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios. Em tese, a proposta, do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) possibilitaria a criação de aproximadamente 400 novas cidades no país.

O Planalto argumenta que o texto contraria o interesse público porque a expansão do número de municípios resultaria em aumento de despesas, sem a contrapartida de receitas. Segundo sustentaram técnicos da área econômica, com o crescimento de municípios brasileiros, haveria uma pulverização na repartição do Fundo de Participação dos Municípios, prejudicando, principalmente, as cidades menores e com maiores dificuldades financeiras. Segundo Pimentel, é preciso buscar um acordo com a base.

— Eu diria que todos os vetos, dependendo do entendimento da base, eles têm um determinado resultado. Nós fizemos sessões em agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro e mantivemos todos os vetos após um acordo com a base aliada — disse.

Deputados e senadores também vão analisar os vetos sobre o repasse de recursos públicos às universidades comunitárias; o que normatiza a travessia de pedestres próximos às escolas; e o que regula a condução de veículos de emergência.



30/01/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Começa votação de vetos presidenciais no Congresso

Publicados resultados de votação que confirmou vetos presidenciais

Quase 900 vetos presidenciais esperam por votação no Congresso

Garibaldi quer priorizar votação de vetos presidenciais

Congresso deve ter agenda de votação de vetos presidenciais

Votação aberta para vetos presidenciais foi destaque em 2013