José Pimentel saúda Grito da Terra e destaca importância da agricultura familiar




O senador José Pimentel (PT-CE) destacou, nesta terça-feira (17), a realização do 17º Grito da Terra Brasil, coordenado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), e enfatizou a importância da agricultura familiar no Brasil.

Em pronunciamento, o ex-ministro da Previdência apresentou dados da agricultura familiar, fornecidos pelos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário. De acordo com José Pimentel, os agricultores familiares - que detêm 24% das terras agricultáveis e 90% das propriedades registradas no Brasil - são responsáveis por mais de 70% da produção de feijão; 84% da de mandioca; 49% da de milho; 54% de toda a bacia leiteira; e 40% todas as aves e ovos.

O parlamentar lembrou que o crédito para a agricultura familiar era diminuto no início da década de 1990. Mas, em 1996, esses agricultores conseguiram a criação do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf). Pimentel relatou que, em 1996, nenhum ministério recebia a pauta da agricultura familiar e os agricultores "nem passavam na porta" do Palácio do Planalto.

- Com a chegada do melhor e maior presidente da República, que é Luiz Inácio Lula da Silva, essa realidade mudou. Passamos a ter uma interlocução direta com todos os ministérios; passamos a ter uma agenda com o presidente desde 2003, e, a partir dali, construímos uma outra agenda, diminuindo os conflitos na roça - afirmou o senador.

Pimentel informou que os trabalhadores reunidos no 17º Grito da Terra Brasil tiveram reuniões com vários órgãos e instituições do governo federal e com o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), relator da reforma do Código Florestal. Nesta quarta-feira (18), eles devem entregar ao presidente do Senado, José Sarney, a relação dos projetos em tramitação no Congresso Nacional que consideram prioritários.

O senador saudou a presidente Dilma Rousseff por ter se comprometido a lançar, nos próximos dias, o Programa Água para Todos, iniciativa que, a seu ver, deve trazer grande melhora à saúde no campo.

José Pimentel lembrou também que, em 2002, o crédito para a agricultura familiar não ultrapassava R$ 2,2 bilhões. Para este ano, no entanto, o orçamento prevê recursos superiores a R$ 16 bilhões.



17/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


José Pimentel elogia apoio do governo à agricultura familiar

José Pimentel destaca importância do ensino técnico para o desenvolvimento regional

Patrocínio destaca importância da agricultura familiar

Valdir Raupp destaca importância do Plano Safra da Agricultura Familiar

Ministros e trabalhadores da agricultura abrem negociações do Grito da Terra

Comissão de Agricultura e Pecurária debate com Fetag o Grito da Terra/ 2001