José Roberto Guimarães ganha prêmio nos esportes coletivos em 2013
Único brasileiro tricampeão olímpico, José Roberto Guimarães teve um ano perfeito à frente da Seleção Brasileira feminina de vôlei em 2013. Sob o seu comando, a equipe nacional subiu ao lugar mais alto do pódio em todas as cinco competições internacionais disputadas no ano. O ápice veio com o ouro na Copa dos Campeões, evento que reuniu as melhores equipes de cada continente, em novembro, no Japão. As atuais campeãs olímpicas ficaram ainda com os títulos dos torneios de Montreux, Alassio, Grand Prix, e o Sul-Americano.
“É uma grande honra novamente ser escolhido o melhor técnico de esporte coletivo. Eu devo muito à comissão que trabalha comigo. Eu dedico a eles esse prêmio. Fiquei emocionado e tive a oportunidade de agradecer a cada um deles e abraçá-los por tudo que aconteceu com a seleção feminina neste ano”, afirma José Roberto Guimarães.
Mas não foi apenas pelos cinco títulos que 2013 foi um ano especial para José Roberto e sua equipe. Em toda a temporada, a Seleção Brasileira feminina de vôlei disputou 36 partidas e perdeu apenas uma. “Foi uma ano maravilhoso, inesquecível. Para se construir um ano assim, é muito difícil. Tivemos campanhas extremamente importantes. Foi uma grande experiência muito bem aproveitada em todos os torneios”, destaca o treinador, que além destes dois anos consecutivos, já havia conquistado o Prêmio Brasil Olímpico em 2008, após a conquista do ouro em Pequim.
De olho no futuro, José Roberto faz uma contagem regressiva pensando diariamente nos Jogos Olímpicos Rio 2016, mas sem perder o foco na manutenção da supremacia brasileira no curto prazo. “Projeto sempre que o próximo ano será mais difícil. Hoje, estamos no rol das equipes a serem batidas. Por isso, temos que manter a mesma concentração, a mesma responsabilidade. O que eu persigo a cada dia são os Jogos Olímpicos de 2016. Esse é o nosso grande objetivo", aponta.
"Temos campeonatos importantes em 2014 e precisamos continuar aprendendo, em evolução das nossas jogadoras, formando uma base para 2016. Eu acredito muito em preparação. A cada dia temos que ganhar um pouquinho, aprender um pouquinho. Temos que estar muito ligados nisso o tempo todo”, planeja o treinador, que no próximo ano tentará conquistar pela primeira vez o ouro do Campeonato Mundial com a seleção feminina, título que falta a sua extensa galeria de troféus. Por duas vezes, o Brasil foi prata com José Roberto Guimarães.
No comando da seleção feminina desde 2003, José Roberto aponta algumas características pessoais importantes para o sucesso em quadra. “Procuro ser muito simples nas minhas coisas, procuro ser muito objetivo, prático e ao mesmo tempo procuro entender o quanto emocional é esse mundo feminino. E procuro me adequar a ele e entender as dificuldades, principalmente nos momentos mais críticos. Procuro aprender sempre com elas”, ressalta.
Fonte:
Ministério do Esporte
27/11/2013 12:12
Artigos Relacionados
Esportes: Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães – Ibirapuera - recebe a I Olimpíada Febem
Esportes: Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães – Ibirapuera - recebe a I Olimpíada Febem
Comunidade da Chapada dos Guimarães ganha centro multiuso
Rodovia em Minas ganha o nome de Guimarães Rosa
SP ganha a primeira Etec voltada aos esportes
Esportes: Futebol Feminino ganha boa disputa perto do Intervalo dos Jogos Regionais