Rodovia em Minas ganha o nome de Guimarães Rosa



Passará a chamar-se Rodovia Guimarães Rosa o trecho da BR-135 entre o entroncamento da estrada BR-040, no município de Curvelo (MG), e a cidade de Januária (MG), segundo projeto de lei (PLS 134/08) aprovado nesta terça-feira (5), em decisão terminativa, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O autor da proposta, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), lembrou que neste ano se celebra o centenário do nascimento do escritor mineiro, autor de livros como Sagarana e Grande Sertão: Veredas.

- Além de escritor, Guimarães Rosa foi ainda médico e diplomata. E quando servia na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, ajudou na vinda de refugiados judeus para o Brasil - recordou Azeredo após a votação do projeto, que teve como relator ad hoc o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

O trecho que ganha o nome do escritor passa perto de Cordisburgo, cidade natal de Rosa, e corta boa parte da chamada região das Gerais, bastante mencionada no livro Grande Serão Veredas.

Quatro outros projetos foram aprovados em decisão terminativa pela comissão. O primeiro deles (PLS 588/07), de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), cria o Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes. Por meio do projeto, que teve como relator o senador Mão Santa (PMDB-PI), o autor pretende estimular a prevenção contra essas doenças, mais freqüentes entre pessoas negras e que se caracterizam pela presença no organismo da hemoglobina S, em vez da hemoglobina A.

Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), citada por Mão Santa, aproximadamente 2.500 crianças portadoras de doenças falciformes nascem por ano no Brasil. Entre elas, cerca de 20% morrem antes de completar cinco anos de idade. A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) e o senador Flávio Arns (PT-PR) lembraram que o chamado teste do pezinho poderia ajudar a detectar desde cedo o problema. O projeto também foi apoiado pelos senadores Sérgio Zambiasi (PTB-RS) e Marisa Serrano (PSDB-MS).

O segundo projeto (PLS 452/07), do senador Marconi Perillo (PSDB-GO), autoriza o Poder Executivo a criar a Escola Técnica de Formosa (GO). O relator ad hoc foi Flexa Ribeiro. O terceiro projeto (PLS 640/07), de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), institui a data de 10 de dezembro - dia da promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948 - como o Dia da Inclusão Social. O relator foi o senador Neuto de Conto (PMDB-SC).

O último projeto aprovado em decisão terminativa (PLS 659/07), apresentado pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO), autoriza o Poder Executivo a criar a Escola Técnica Federal de Machadinho d"Oeste (RO). O projeto teve como relator o senador Gerson Camata (PMDB-ES).

Ainda em decisão terminativa, a CE decidiu pela rejeição do Projeto de Lei do Senado 363/07, de autoria do senador Raimundo Colombo (DEM-SC), que pretendia considerar como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas com alimentação escolar. O projeto teve voto contrário do relator ad hoc, senador João Pedro (PT-AM).



05/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Em homenagem a centenário de Guimarães Rosa, Azeredo quer dar nome de escritor a rodovia

Trajetória de Guimarães Rosa é destaque na TV Senado

Marco Maciel homenageia Guimarães Rosa

Senado comemora centenário de Guimarães Rosa

Senado promove Semana Guimarães Rosa

Biblioteca de São Paulo presta homenagem a Guimarães Rosa