Jovem Senador: estudantes propõem programa de prevenção à violência na escola



Na tarde desta quarta-feira (20), os estudantes que participam do Programa Jovem Senador votaram duas propostas de lei da Comissão Jovem de Direitos Humanos e Meio Ambiente. A votação foi nominal para que os estudantes pudessem vivenciar com clareza como é o processo em Plenário.

Antes de começar a votação, os alunos puderam discutir com os consultores de Educação e Direitos Humanos Edmar Queiroz  e Carmen Scavazzini, respectivamente, os projetos que estão em tramitação no Senado. A ideia do debate era prepará-los para a votação.

A Mesa, presidida pelo jovem senador Ivanlis Costa (BA), ainda contou com a presença da vice-presidente Rayesley Ricarte (AM) e pela primeira-secretária Maria Eduarda Nunes (TO).

O primeiro projeto votado dispõe sobre a criação de um programa de prevenção da violência na rede de ensino.  Relatado pela jovem senadora Andrisley Kelly Pereira (PB), o texto foi aprovado por unanimidade.

Dispondo sobre a adoção de práticas de construção sustentável, o segundo projeto teve como relatora a jovem senadora Danielle Almeida (RN). Mais à vontade com a prática da votação, o trabalho fluiu mais rápido. O segundo projeto também foi aprovado com todos os votos a favor.

Nesta quinta-feira (21), outros quatro projetos serão votados. Originados nas Comissões Jovens de Assuntos Educacionais, e de Gestão e Financiamento da Educação, eles tratam da grade curricular e da obrigatoriedade de acesso à internet nas escolas do ensino médio; da instituição do sistema de avaliação de mérito do ensino médio, destinado ao ingresso nas universidades federais e ampliação da participação da União no financiamento da educação, destino dos recursos e fiscalização; e novas regras sobre o fundo de financiamento ao estudante do ensino médio.

Após as votações, os estudantes foram conhecer o Supremo Tribunal Federal, onde acompanharam uma sessão plenária, viram a exposição aluisiva aos  25 anos da Constituição e tiraram uma foto com o presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa.



20/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Davim destaca impacto do programa Jovem Senador para estudantes e parlamentares

Vanessa Grazziotin convida estudantes a participarem do Projeto Jovem Senador

Programa Jovem Senador amplia seu alcance no país

Perfis nas redes sociais aumentam participação no programa Jovem Senador

Programa Jovem Cidadão beneficia estudantes da rede pública estadual

CPTM: “Programa Jovem Cidadão” beneficia dezenas de estudantes em 2005