Davim destaca impacto do programa Jovem Senador para estudantes e parlamentares



VEJA MAIS

Os 27 jovens senadores, um de cada estado e do Distrito Federal, classificados no 5º concurso de redação para o programa Senado Jovem Brasileiro, tomaram posse na manhã desta segunda-feira (19) na sessão preparatória da legislatura do Projeto Jovem Senador 2012. Os participantes são estudantes de nível médio de escolas públicas brasileiras, que escreveram sobre o tema “Brasil, uma mãe gentil para os filhos de seus municípios”.

O mandato dos jovens senadores será de três dias, período em que vão discutir assuntos relevantes para o país e apresentarão propostas legislativas – que poderão tramitar como projeto de lei no Congresso Nacional. A cerimônia de posse dos jovens senadores foi aberta com a execução do Hino Nacional, interpretado pelo tenor Jean William, e também serviu para a eleição e posse do presidente, do vice-presidente e dos secretários.

Impacto

O presidente do programa Jovem Senador em 2012, senador Paulo Davim (PV-RN), observou que embora exista uma aparente contradição na expressão Jovem Senador, uma vez que a palavra senador está associada a idoso, velho, o convívio entre os jovens senadores e os parlamentares causa impacto na vida de todos.

A experiência, ressaltou o senador, proporcionará aos estudantes uma aula prática de cidadania e democracia e, ao mesmo tempo, renovará o entusiasmo dos senadores para o combate de injustiças e os contagiará com a paixão que reanima a ter novas ideias e a adotar novas posturas.

– Trata-se de uma experiência transformadora. Os jovens que retornarão aos seus lares ao fim do programa Senado Jovem Brasileiro serão muito diferentes dos jovens que iniciaram suas viagens para Brasília. Voltarão com nova perspectiva, pois terão noção da responsabilidade e da seriedade envolvidas na tarefa de representar a população em um Parlamento, explicou Paulo Davim.

O projeto Jovem Senador, observou o senador Jorge Viana (PT-AC), aproxima a antiga instituição Senado com força jovem representada pelos estudantes. Em sua avaliação, vencer o concurso de redação e se tornar um jovem senador é um processo tão difícil como o enfrentamento das urnas pelos senadores. Agora os estudantes vão discutir e sugerir mudanças no aparato legal do país, disse Viana,  convocando os jovens a contribuir com o Brasil.

O senador Anibal Diniz (PT-AC), que presidiu a sessão preparatória, informou que seis propostas dos senadores jovens da edição de 2011 já foram aprovadas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e passaram a tramitar no Senado. A maioria das propostas aborda temas relacionados à educação.



19/11/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Davim destaca contribuições de projeto Jovem Senador

Davim destaca valor pedagógico do Projeto Jovem Senador

Jovem Senador: estudantes propõem programa de prevenção à violência na escola

Paulo Davim ressalta importância do projeto Jovem Senador

Vanessa Grazziotin convida estudantes a participarem do Projeto Jovem Senador

Programa Jovem Senador: inscrições para concurso de redação terminam em 23 de agosto