Jovens baianos vítimas de violência recebem ação do governo
O lançamento do Plano Juventude Viva, na Bahia, será nesta segunda-feira (2). As atividades serão iniciadas às 14h, na Escola Parque, em Salvador (BA). O estado é o próximo no cronograma de adesões, que abrange o total de 142 localidades espalhadas pelo país.
Implantado a partir de 2012, o Juventude Viva tem por objetivo enfrentar a violência física e simbólica que incide sobre jovens de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade, grupo formado, em sua maioria, por indivíduos negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos. Neste segmento, constatou-se que os homicídios são a principal causa de morte.
Para atender o público-alvo, o plano atua no sentido de reunir ações que criem oportunidades de inclusão social e autonomia; oferta de equipamentos, serviços públicos e espaços de convivência em territórios com elevados índices de assassinatos; e enfrentamento ao racismo institucional e sensibilização de agentes públicos para o problema. Entre as medidas, constam ações nas áreas do trabalho, educação, saúde, acesso à Justiça, cultura e esporte.
Na Bahia, em princípio serão abrangidos seis municípios da região metropolitana que possuem os maiores índices de violência: Dias D'ávila, Lauro de Freitas, Simões Filho, Salvador, Candeias e Camaçari.
O coordenador do Juventude Viva na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR), Felipe Freitas, destaca que “o plano impacta a sociedade, a partir da inclusão da temática racial no conjunto dos programas de governo e ações voltadas à prevenção da violência, possibilitando a redução da vulnerabilidade deste segmento da população”. Ele acrescenta, ainda, que se pretende abranger o total de 19 municípios baianos até o fim de 2014.
Para fortalecer as ações do plano, estão sendo oferecidos cursos de capacitação sobre a temática. Nos últimos dias 25 e 26/11, por exemplo, foi realizada, na capital baiana, Oficina de Formação sobre o Guia Municipal de Prevenção da Violência Letal Contra Adolescentes e Jovens, com a participação de 35 técnicos e gestores dos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, Vitória da Conquista, Juazeiro, Teixeira de Freitas e Porto Seguro.
Em complementação, no último dia 19 de novembro, a Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República (SNJ/SG/PR), em parceria com a Seppir, lançou vídeo (assista abaixo) que ressalta os números de homicídios da juventude negra e chama a atenção para esta realidade.
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
28/11/2013 12:55
Artigos Relacionados
AGRIPINO E ARRUDA RECEBEM PARENTES DE VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA
Ação itinerante apresenta benefícios a empreendedores baianos
Programas do Governo prestam auxílio a mulheres vítimas de violência
Programas do Governo prestam auxílio a mulheres vítimas de violência
Programa do Governo do Estado atende vítimas de violência sexual
Governo do Estado abre seminário 'A violência e a Ação Social'