Jovens da Fundação Casa assistem ensaio geral da Osesp



A iniciativa é resultado do Projeto Amigos da Casa, que reúne 25 entidades

Adolescentes da Fundação Casa assistiram, na última quinta-feira, ao ensaio geral da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), realizado na Sala São Paulo, na capital. Participaram do evento sete jovens do Internato Vila Conceição e 30 da unidade de Bragança Paulista.

A iniciativa é resultado do Projeto Amigos da Casa, que reúne 25 entidades públicas, não-governamentais e privadas. As instituições firmaram parcerias com a Fundação Casa para o atendimento aos jovens. Uma dessas entidades é a Osesp, que procura incentivar o aprendizado musical dos adolescentes por meio do Programa Descubra a Orquestra.

Previamente, o programa capacitou funcionários da Casa para que transmitissem aos jovens o que iriam aprender. Ao assistir ao ensaio, os adolescentes puderam identificar os conceitos musicais com as atividades estudadas na unidade. O objetivo é ampliar e fortalecer o desenvolvimento cultural e musical dos alunos e professores participantes.

O Descubra a Orquestra oferece concertos didáticos a crianças e adolescentes da rede pública e privada de ensino, além de formar professores multiplicadores da apreciação musical. Outras unidades também participarão do ensaio geral da Osesp, em setembro e outubro.

Simulado do Enem – Terça feira passada, 600 adolescentes da Fundação Casa participaram do simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), elaborado pela Secretaria de Estado da Educação. Os internos realizaram a prova nas unidades onde cumprem medidas socioeducativas.

“Desde 2005, quando começaram a participar do Enem, as notas só têm aumentado”, diz a especialista técnica Lilium Yuki Takenaka, da Superintendência Pedagógica. O desempenho médio dos jovens em 2006 foi de 47 pontos. No ano passado, ficou em torno de 50 pontos.

O simulado, com 63 questões objetivas e redação, foi aplicado nas unidades pelos professores da rede estadual de ensino que dão aulas aos internos da Fundação Casa. O Enem, organizado pelo Ministério da Educação, será realizado em todo o País no próximo dia 31.

Internos da Vila Maria iniciam curso profissionalizante

Doze adolescentes da unidade Abaeté (Vila Maria) da Fundação Casa participarão, a partir hoje, do curso profissionalizante de assistente administrativo. As aulas serão ministradas na Escola Paulo de Tarso e certificadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

A iniciativa é resultado de parceria entre a unidade e a Casa Transitória Fabiano de Cristo, localizada no Belenzinho, zona leste da capital. Em junho, a escola Paulo de Tarso formou outra turma de jovens da unidade Abaeté.

O curso terá duração de quatro meses, com aulas todos os sábados, das 13 às 17 horas. A seleção dos adolescentes participantes foi feita de acordo com o empenho e dedicação apresentados durante as atividades internas. Foram avaliados também a escolaridade e o bom comportamento.

“Buscamos oferecer condições para que, ao saírem da instituição, possam ser inseridos no mercado de trabalho, disputando vagas de emprego com igualdade”, conclui a agente educacional da unidade Adriana de Lima.

Da Fundação Casa

(M.C.)



08/12/2008


Artigos Relacionados


Internos da Fundação Casa de Ribeirão Preto assistem "Boleiros 2"

Jovens da Fundação Casa dão show na Bienal

Jovens da Fundação Casa visitarão Museu

Cai reincidência entre jovens na Fundação Casa

Jovens da Fundação Casa visitam Aquário no Guarujá

Jovens da Fundação Casa expõem trabalhos na Unesp