Olimpíada da Fundação CASA reunirá 700 jovens no Ibirapuera
Adolescentes de Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal também competirão
Uma grande festa esportiva vai acontecer nos próximos dias 4, 5, 6 e 7 de outubro no Ginásio do Ibirapuera. Nestes quatro dias, cerca de 700 jovens atletas que estão internados em unidades da Fundação CASA vão participar da segunda edição da Olimpíada da CASA.
É a maior competição desportiva do País envolvendo jovens em cumprimento de medidas socioeducativas. Ao todo, 57 unidades da Fundação vão fazer parte da competição. Para esta II Olimpíada, foram convidados ainda 30 adolescentes de Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal.
A competição será disputada no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, que inclui o Ginásio do Ibirapuera e outros equipamentos desportivo, em São Paulo. O objetivo da olimpíada é o de promover a integração sócio-esportiva-cultural dos jovens que cumprem medidas socioeducativas.
A solenidade de abertura ocorrerá no dia 4 (quinta-feira), às 10 horas, com um desfile das delegações que representarão as unidades participantes. Logo após, acontecerão apresentações culturais da Banda Marcial de Tatuí e de grupos formados por adolescentes e professores de oficinas culturais da Fundação CASA.
Para a presidente da Fundação CASA, Berenice Giannella, a realização da II Olimpíada é uma demonstração da importância do esporte na ressocialização dos jovens. “O esporte trabalha valores como disciplina e a necessidade do cuidado com a saude”, afirma a presidente. “É necessário que haja eventos como esse para que toda sociedade veja o que o esporte é capaz de fazer em prol da mudança de comportamento do adolescente.”
Durante os quatro dias da competição, dez modalidades esportivas serão disputadas pelos jovens internos: futebol de campo, futebol de salão, voleibol, handebol, basquetebol, dama, xadrez, tênis de mesa, natação (25m, 50m e revezamento 4x25m) e atletismo (100m, 400m, 5000m, revezamento 4x100m, arremesso de peso e salto em distância).
Para o gerente de esporte da Fundação CASA, Carlos Alberto Robles, os jovens que vivem hoje em todas as unidades podem encontrar, por meio do esporte, uma oportunidade de recomeçar, trocando a vida do crime por alguma modalidade esportiva. “Apostamos no esporte como saída para esses adolescentes”, aponta.
Inserção cultural - Dentro da programação da Olimpíada, a Gerência Cultural da Fundação promoverá, no Ibirapuera, o “Sábado Cultura Urbana”, com intervenções culturais como apresentações de dança de rua, grupo de Rap, grafite, basquete de rua e skate. O evento acontece na parte da tarde de 6 de outubro.
Preparação - A Olimpíada é uma realização das Gerências de Educação Física e Esporte, Arte e Cultura da Fundação CASA, em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo.
Desde janeiro, cerca 3.200 jovens vêm se preparando para competir em várias modalidades esportivas. A fase classificatória contou com a participação de 70 unidades de todo Estado. Deste total, 700 internos se classificaram, de 55 unidades. Na primeira olimpíada, em 2006, 500 jovens haviam participado.
Da Fundação Casa
09/30/2007
Artigos Relacionados
II Olimpíada da Casa reúne cerca de 700 jovens no Ibirapuera
Jovens da Fundação CASA do Guarujá conquistam II Olimpíada
Abertura da II Olimpíada da Fundação Casa reúne 700 jovens no birapuera
Especial D.O.: Primeira olimpíada da Febem reúne 500 jovens atletas no Ibirapuera
Fundação CASA Paulista festeja boa atuação na Olimpíada CASA 2008
II Olimpíada da Fundação Casa reúne mais de 700 adolescentes