Jovens de todo o País virão a Brasília para mostra de música e artes



A 1ª Mostra de Produções do ProJovem Urbano - Mostra, Jovem! será realizada nos dias 11 e 12 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF), e será parte das comemorações do Dia Internacional da Juventude, celebrado mundialmente no dia 12.
 

A atividade visa proporcionar um espaço de interação e troca de experiências entre os jovens, professores e coordenadores nos diversos estados e municípios.
 

De acordo com Maria José Vieira Féres, coordenadora Nacional do ProJovem Urbano, a atividade é uma oportunidade única de intercâmbio, além de ser um momento de formação, ensino e aprendizagem para esses jovens. "Estamos contemplando todas as cidades e estados que inscreveram seus projetos. A idéia é exibir e dar visibilidade ao talento e à capacidade do nosso principal protagonista, o jovem", destaca.
 

Ao longo dos dois dias, haverá sessões de diferentes gêneros teatrais, música, dança, artes circenses, esquetes, entre outras apresentações, além de oficinas de debate sobre produção artística, palestras e seminários para os professores. Os trabalhos multimídia terão salas especiais para exibição e os objetos produzidos pelos alunos ficarão em exposição permanente no Pavilhão.
 

A exposição também será aberta à participação dos alunos que participaram do do ProJovem Original, o antigo ProJovem. Para Beto Cury, secretário Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, a exposição tem, ainda, o objetivo de resgatar a memoória do Programa. "Esse encontro será um momento especial na nossa trajetória de lutas e desafios, e vai mostrar a capacidade criativa e o processo de mudança pelo qual esses jovens passaram", destaca.
 

O Projovem Urbano é executado pela Secretaria Nacional de Juventude (vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República) em parceria com estados e municípios. Nas cidades com mais de 200 mil habitantes, a parceria é feita diretamente com a prefeitura e, nos municípios menores, o convênio é firmado com o governo estadual, que assegura a chegada do Programa às pequenas localidades.
 

Com duração de 18 meses, o Projovem Urbano destina-se a jovens de 18 a 29 anos, que sabem ler e escrever e não concluíram o ensino fundamental. O Programa combina a formação do ensino fundamental com iniciação profissional e práticas de cidadania, além da inclusão digital. O aluno também recebe um auxílio mensal de R$ 100,00 que é pago mediante a entrega dos trabalhos escolares e freqüência de 75% às aulas.
 

O Programa é uma das quatro modalidades do Projovem Integrado, que possui ainda com o Projovem Adolescente (Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome), ProJovem Campo (Ministério da Educação) e ProJovem Trabalhador (Ministério do Trabalho e Emprego). Juntas, as quatro modalidades vão beneficiar cerca de 2 milhão de jovens até o final de 2010.

 

Fonte:
Secretaria-Geral da Presidência da República

 



11/08/2010 01:32


Artigos Relacionados


Garibaldi abre mostra que traz para o Senado obras de novos talentos das artes plásticas de todo o país

Mostra São Paulo prorroga inscrições para compositores de todo o País

Salão de Belas Artes mostra novos talentos da arte figurativa do País

Unesp: Instituto de Artes promove encontro de artes visuais e música

Projetos pretendem incluir música, artes plásticas e artes cênicas na educação básica

Encontro em Brasília reúne gestores de educação ambiental de todo País