Projetos pretendem incluir música, artes plásticas e artes cênicas na educação básica



A senadora Roseana Sarney (sem partido/MA) é a autora do projeto nº 330/06, que torna obrigatório o ensino da música na educação básica. O ensino da disciplina, de acordo com a proposta, caberá a professores com formação específica. As instituições de educação terão três anos letivos para se adaptarem às exigências. A proposta se encontra na Comissão de Educação (CE), onde será apreciada em decisão terminativa.

Apesar da música ser, reconhecidamente, uma prática social cujo aprendizado contribuiu para o desenvolvimento psicomotor, emocional e afetivo - argumenta a senadora - a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), embora indique a obrigatoriedade do ensino de arte, é ambígua em seus termos, o que tem acarretado a manutenção de práticas polivalentes de educação artística e a ausência do ensino de música nas escolas. Daí a importância da aprovação da matéria, ressalta sua autora.

Também se encontra na CAE projeto (nº 337/06) do senador Roberto Saturnino (PT-RJ), que modifica a LDB para instituir no ensino de Artes a obrigatoriedade da Música, das Artes Plásticas e das Artes Cênicas. Em sua proposta, Saturnino estabelece o prazo de cinco anos para queas escolas implantem o ensino dessas disciplinas. Como a anterior, a matéria tem decisão terminativa na Comissão.



28/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Música e Artes Cênicas e Plásticas poderão ser disciplinas obrigatórias na educação básica

Ateliê de Artes da USP oferece curso infantil gratuito de artes plásticas

Funarte prorroga prazos para projetos de artes cênicas

Circo, teatro, música, dança e artes plásticas: vem aí a Virada Cultural

Música, artes plásticas e dança estão na agenda cultural da semana

Lazer: Teatro, música e artes plásticas são algumas das atrações culturais neste fim de semana