Jovens devem ser alvo principal de campanhas de prevenção, diz João Ribeiro
O senador João Ribeiro (PFL-TO) recomendou nesta terça-feira (25) que a juventude deve ser o alvo primordial das campanhas de esclarecimento que são realizadas durante o carnaval pelos órgãos oficiais de segurança e de saúde. Segundo ele, a liberalidade dos costumes, aliada á licenciosidade que caracteriza o carnaval faz desse período um tempo de preocupação pra as autoridades brasileiras.
A juventude, conforme João Ribeiro, por sua natural descontração e imensa disponibilidade de energia, está particularmente sujeita a incidir nesses excessos. Ele referiu-se à campanha de prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, protagonizada pela cantora Kelly Key, que provocou controvérsia.
- Não posso deixar de registrar que é preciso avançar muito no processo de elaboração dessas campanhas publicitárias, pois acredito que elas devem privilegiar não somente a prevenção, mas sim a mudança de comportamento - disse ela.
Nesse sentido, João Ribeiro citou o trabalho realizado pela Secretaria de Estado da Juventude do Tocantins, como o programa Tocantins sem Drogas, que tem a parceria da Secretaria Nacional antidrogas (Senad), do Conselho Nacional Antidorgas e do Conselho Estadual Antidrogas. Esse programa, segundo ele, visa promover a conscientização dos jovens para seu direito à saúde, de modo a torná-los capazes de identificar fatores de risco à saúde pessoal e coletiva.
25/02/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Mulheres jovens são o principal alvo da campanha de prevenção à Aids no carnaval
Jovens devem aumentar prevenção contra DSTs
Luiza Bairros diz que mulher negra tem que ser alvo principal de políticas públicas
Papaléo pede intensificação de campanhas de prevenção a acidentes de trabalho
Especialistas pedem prioridade para campanhas de prevenção de queimaduras
Peixoto defende campanhas de prevenção no trânsito não apenas no verão