Jovens encerram curso com ato político
Os jovens que participam do Curso de Formação Agroecológica e Cidadã para a Juventude Rural fizeram, na tarde desta quarta-feira (6), em Planaltina (DF,) um ato político para marcar o encerramento da terceira e última etapa do curso.
Agora os estudantes iniciam a última etapa, que é focada no desenvolvimento de projetos para geração de renda e ampliação do acesso à políticas públicas em seus assentamentos rurais e quilombos.
No ato, os jovens mostraram as dificuldades e expectativas da juventude rural. Com uma peça de teatro do grupo Consciência Arte, eles destacaram como o excesso de agrotóxicos nas plantações brasileiras é um perigo para a saúde de todos. Na peça os jovens trataram também de temas como a saúde pública, as dificuldades do pequeno agricultor e da agroecologia, um dos temas do curso.
O ato contou com a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR), Gilberto Carvalho, da secretária da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), Severine Macedo, da coordenadora do curso, a professora Monica Molina, do diretor da UnB Planaltina, Luiz Antônio Pasquete, e parceiros do projeto, como o Ministério da Educação, do Desenvolvimento Agrário e a Embrapa.
Abrindo a mesa, Monica Molina fez uma breve explicação do quão importante é esse curso para a juventude rural, “estamos trabalhando com 300 jovens camponeses, do Mato Grosso do Sul, do Mato Grosso, de Goiás, do Distrito Federal e entorno e de Minas Gerais, nessa perspectiva de desenvolver junto com eles um processo formativo capaz de cultivar as práticas agroecológicas e que, além da formação, além dos conteúdos técnicos e científicos, esses jovens possam saber como é que se faz na prática, assim gerando renda para a juventude”.
Severine Macedo resgatou sua militância na juventude rural e lembrou de como os assuntos expostos em cena ainda são atuais. “A agroecologia, o meio ambiente, a saúde no meio rural, a sustentabilidade, o estado político no meio rural, essas pautas continuam atuais e essas demandas e esses desafios continuam existindo. Nós do governo avançamos muito nos últimos anos, em uma série de programas. Mas ainda não é o suficiente, mas o governo tem tentado mudar essa realidade com programas e incentivo para que haja uma mudança nesse cenário“, disse.
Gilberto Carvalho parabenizou os jovens por estarem fazendo esse curso e disse que olhava para os jovens presentes com “a alegria e a esperança de ver uma nova plantação crescendo”. O ministro também afirmou admirar muito os jovens pela coragem que eles tiveram de estar no ato e completou dizendo: “Vocês vieram aqui afirmar e abraçar uma missão: construtores de uma nova realidade, vocês vieram aprender a fazer uma revolução, um novo projeto para a população brasileira”.
O curso
O Curso de Formação Agroecológica e Cidadã para a Juventude Rural é uma parceria entre o Centro Transdisciplinar em Educação do Campo e Desenvolvimento Rural (Cetec), da Faculdade UnB Planaltina (FUP), com a SNJ/SG–PR. O principal objetivo é formar 300 jovens da região Centro-Oeste e Minas Gerias, moradores de assentamentos rurais e quilombos. A formação é voltada para a realização de projetos, em suas localidades, de inclusão produtiva na perspectiva agroecológica, gerando renda para eles e suas famílias, melhoria de qualidade de vida e perspectivas de permanência no campo.
Fonte:
Secretaria Nacional de Juventude
08/11/2013 12:11
Artigos Relacionados
Curso para jovens indígenas ressalta a importância do conhecimento político
Jovens encerram conferência com entrega de documento que ensina cuidar do planeta
'Jovens senadores' encerram mandato aprovando propostas sobre educação
Funcionários do Senado encerram curso de fotografia com exposição
Inscrições para curso Inglês Online se encerram no dia 30 de novembro
Inscrições para o curso de japonês da Unesp Sorocaba se encerram hoje