'Jovens senadores' encerram mandato aprovando propostas sobre educação
O aumento dos investimentos da União em educação; a inclusão de novos conteúdos na grade curricular, como cultura regional e cidadania; e novas regras para o funcionamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) estão entre as propostas aprovadas pelos estudantes que participaram do Programa Jovem Senador 2013. Essas proposições foram votadas nesta quinta-feira (21) em sessão no Plenário do Senado, que encerrou a simulação da atividade parlamentar vivenciada pelos 27 'jovens senadores' – um de cada estado e do Distrito Federal.
Foram encaminhadas, ao todo, seis sugestões dos estudantes à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), onde poderão ser transformadas em projetos de lei.
A votação, que foi conduzida pelo representante da Bahia, Ivanlis Costa, durou quase toda a manhã e foi marcada por intensos debates sobre as propostas. Quase todas receberam emendas e ganharão agora redação final da Secretaria-Geral da Mesa antes de seguir para a CDH.
- Os debates foram bem fortes, todos com uma consciência crítica espetacular. Levo para casa uma visão de mundo diferente e uma vontade ainda maior de estudar Direito - observou Danielle Araújo (AP).
Na quarta-feira (20), os jovens já haviam aprovado duas propostas de lei. As sugestões aprovadas pelo Senado Jovem 2013 poderão seguir o caminho já trilhado por iniciativas de estudantes apresentadas nas edições anteriores do programa. Na quarta-feira, por exemplo, duas sugestões apresentadas por participantes da edição de 2011 do programa foram acatadas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e passaram a tramitar na Casa.
Estudantes
Os estudantes que participam das atividades do Projeto Jovem Senador têm entre 16 e 19 anos e cursam o ensino médio em escolas públicas. Aline Andrade, do Acre, classificou a experiência de simular a atividade exercida pelos senadores como única. Segundo ela, os dias passados no Senado ajudaram a entender melhor o funcionamento do processo legislativo.
- Vou levar para outras pessoas e mostrar que não é essa coisa fácil que as pessoas pensam. Envolve muita discussão, muito debate, nos deparamos com opiniões completamente diferentes. A gente passa a ter uma visão mais nítida de como tudo acontece – disse a jovem senadora.
Cidadania
Para a secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra, o programa permite que os estudantes experimentem de forma ampla as noções de cidadania.
- Eles foram absolutamente corretos no papel de senadores e também fizeram amizades. É uma missão cumprida, que nós servidores ficamos muitos orgulhosos de vivenciar. É um momento de cidadania e de construção da nossa sociedade – avaliou.
Durante a sessão, vários senadores passaram pelo Plenário para cumprimentar os estudantes. Autor da proposta que deu origem à Resolução 42/2010, que criou o programa, o senador Paulo Paim (PT-RS) também elogiou os servidores da Secretaria-Geral da Mesa, das Relações Públicas, da Consultoria Legislativa e dos demais setores do Senado que tornaram o projeto realidade. Paim ressaltou ainda a atuação do senador Paulo Davim (PV-RN), que é o presidente do conselho.
No encerramento da "legislatura" do Senado Jovem Brasileiro 2013, os estudantes cantaram músicas como Se eu não te amasse tanto assim, Tempo Perdido e Pais e Filhos.
Atividades
A experiência de simular a atividade legislativa foi iniciada na segunda-feira (18), quando tomaram posse em sessão no Plenário do Senado. Na terça-feira (19), os estudantes foram divididos em três comissões temáticas: Assuntos Educacionais; Gestão e Financiamento da Educação; e Meio Ambiente e Direitos Humanos, onde iniciaram os debates dos projetos.
Durante os quatro dias em que vivenciaram o cotidiano do Senado, os estudantes também participaram das comemorações do Dia da Bandeira e conheceram prédios públicos como o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal. Os 'jovens senadores' ainda visitaram o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
Programa
Os estudantes que participam do Programa Senado Jovem, realizado anualmente, são selecionados por meio de um concurso de redação. O tema deste ano foi “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação”. Para o concurso de 2014, foi escolhido o tema "Se eu fosse senador”.
O projeto é uma iniciativa da Coordenação de Relações Públicas e da Secretaria-Geral da Mesa do Senado, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), e das secretarias de estado de Educação.
Confira a relação completa dos estudantes que participaram da edição 2013.
21/11/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
CDH aprova propostas de 'jovens senadores' para qualificar a educação
Veja os senadores que encerram mandato em janeiro de 2015
Jovens senadores concluem mandato
Propostas de jovens senadores avançam no Senado
CDH transforma em propostas legislativas sugestões dos 'jovens senadores'
Representantes do governo debatem com senadores propostas para a educação