Jovens fazem encenação contra a exploração sexual



Nesta quinta-feira (31), foi realizada, no Estádio Nacional Mané Garrincha, a apresentação de abertura do 4º Seminário Nacional do Programa ViraVida, que traz o tema “Poder Jovem – Inovar e Transformar”.

Vestidos com fantasias de flores, folhas, borboletas e centopeias, 500 jovens formaram um mosaico humano no gramado da arena, em uma mensagem de mudança e superação contra a exploração sexual no país.

O evento segue até sábado, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Presente em 20 estados brasileiros, o programa proporciona inclusão social e qualificação profissional a mais de 4 mil jovens.

“Nosso gol de placa na Copa do Mundo será a proteção integral às nossas crianças e adolescentes. A meta é que nenhum jovem seja explorado. Para isso, teremos uma agenda de ações antes, durante e após os jogos, em todas as cidades que receberão o evento”, afirmou a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário.

Metamorfose

Coberto por um piso especial, o gramado foi o palco da apresentação do mosaico, organizado em 20 dias por 40 profissionais. Uma espécie de jardim foi formado no campo, onde, ao final de 20 minutos, quatro lagartas formadas pelos jovens ganharam asas, representando a transformação em borboleta.

Com direção artística de Fred Mayrink, profissional do staff das principais novelas da Rede Globo, a encenação trouxe uma mensagem de união. “A apresentação simboliza um caminho de mudança, renovação e descoberta de si mesmo para esses jovens. E a borboleta traz justamente esse conceito de metamorfose”, explicou Mayrink.

Há sete meses no ViraVida, a estudante Ruth Cavalcante, 18 anos, veio de Maceió (AL) para o seminário. Vestida de borboleta, a jovem ficou surpresa com o tamanho do estádio. “É impressionante, pois não tem nada parecido onde eu moro. Gostei muito da estrutura, é tudo muito bonito”, disse Ruth.

Arena Multiuso

A escolha do Mané Garrincha para a apresentação se deu por questões de espaço, e para dar aos jovens a oportunidade de conhecer o monumento. “Precisávamos de uma área grande. E é ótimo que tenha sido no estádio, pois esses jovens jamais vão esquecer a experiência que tiveram aqui”, afirmou Jair Meneguelli, presidente do Conselho Nacional do Serviço Nacional do Sesi e organizador do seminário.

Fonte:
Portal da Copa 



31/10/2013 18:00


Artigos Relacionados


Cursos promovem qualificação para jovens vítimas de exploração sexual

Secretário defende mais programas sociais para o combate à exploração sexual de jovens

Plano mobiliza sociedade contra exploração sexual

Brasil faz acordo inédito contra exploração sexual

Embratur participa da campanha contra exploração sexual

Setor se une contra a exploração sexual infantil em 2014