Jovens infratores expõem trabalhos em local que já foi o maior complexo penitenciário da América Latina



Foi aberta nesta sexta-feira (29), na Biblioteca de São Paulo, no Parque da Juventude, uma exposição de trabalhos feitos por 130 internos do Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação Casa). Como parte de uma ação pedagógica de reabilitação, a mostra ocorre em dos prédios que restaram da antiga estrutura do maior complexo penitenciário da América Latina, a Casa de Detenção do Carandiru, extinta em 2002.

São pequenas peças artesanais. Entre elas, roupas e objetos que remetem à sofisticação, embora confeccionados com materiais mais populares. Um exemplo disso é um criado-mudo cujos pés de apoio têm linhas curvas em estilo vitoriano. Nesse caso, a proposta foi a de apresentar o talento na arte de recuperar o móvel.

A exposição é resultado dos 70 cursos de qualificação profissional oferecidos aos internos em oito áreas: administração, alimentação, artesanato, construção e reparos, informática, serviços, serviços Pessoais e turismo e hotelaria. Os cursos são ministrados em três meses e têm 57 horas de duração.

Segundo a presidente da Fundação Casa, Berenice Giannella, os 130 adolescentes que tiveram os trabalhos escolhidos para essa exposição estão distribuídos em 43 unidades. “Nossa primeira preocupação é fazer com que eles retomem os estudos. Eles saem dos cursos com certificado. Já tivemos casos de jovens que conseguiram colocação no mercado de trabalho.”

Hoje, a Fundação Casa tem hoje 7.640 internos e 600 semi-internos. A exposição é gratuita e estará aberta ao público até 14 de agosto.


Fonte:
Agência Brasil



29/07/2011 19:26


Artigos Relacionados


HC se consolida como maior complexo hospitalar da América Latina

Maternidade precoce na América Latina é maior entre jovens afrodescedentes

Estudo indica que desemprego na América Latina é maior entre jovens afrodescedentes

Brasil é país da América Latina com maior número jovens afrodescedentes, segundo ONU

Jovens da Fundação Casa expõem trabalhos na Unesp

Conheça o Complexo Cultural Júlio Prestes e o Memorial da América Latina