Jovens inovadores brasileiros podem concorrer a prêmio de instituto norte-americano



Premiação reconhecida mundialmente do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT) terá sua primeira edição no Brasil

 

Jovens pesquisadores brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, com até 35 anos, poderão disputar o prêmio TR35, do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), dos Estados Unidos, que existe há 10 anos e é trazido ao Brasil pela primeira vez. A  premiação consiste em uma lista com os dez maiores destaques na pesquisa e inovação no País, com trabalhadores que vão impactar o mundo da tecnologia e dos negócios nos próximos anos.

O prêmio engloba várias áreas do conhecimento, como biotecnologia, desenvolvimento de novos materiais, energia, software, transportes e internet. Embora a premiação não pague dinheiro, estar no ranking significa grande prestigio internacional e oportunidade de fazer contatos e atrair investimentos.

“Haverá uma visibilidade dessas pessoas para investidores, parceiros estratégicos. Com certeza, é uma janela de visibilidade”, reiterou a gerente de Operações da Incubadora de Empresas da Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ), Lucimar Dantas, parceira do MIT na edição brasileira do prêmio.

Em uma década de premiação, foram contemplados com o TR35 pesquisadores como Mark Zuckerberg e Sergey Brin, criadores, respectivamente, da rede social Facebook e do Google.

Os interessados podem desenvolver seu trabalho em universidades, centros de pesquisa púbicos ou privados, negócios emergente ou grandes empresas, entre outras instituições ou empresas. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de julho. Os candidatos não podem nomear a si mesmos, e as fichas de nomeação deverão ser preenchidas por algum colega de trabalho ou pesquisa.

A seleção dos dez melhores trabalhos ocorrerá entre agosto e novembro, quando está prevista a entrega dos prêmios. Entre estes dez ganhadores serão nomeados, ainda, outros dois destaques: Inovador do ano e Inovador Solidário do ano.

Leia mais:

Segundo volume do estudo Software e Serviços de TI será lançado nesta terça (10)

Inscrições para concurso do sistema MCTI terminam na quarta-feira (18)

Brasil firma parceria em pesquisa com Holanda

Inscrições para Prêmio FINEP de Inovação vai até 16 de agosto

 

Fonte:

Agência Brasil

 

16/07/2012 15:55


Artigos Relacionados


Divulgados livros que podem concorrer ao Prêmio SP de Literatura

Estudantes e pesquisadores podem concorrer ao Prêmio Mercosul de C&T 2011

Universitários e profissionais podem concorrer a prêmio sobre estatais até dia 31

Brasileiros podem concorrer a vagas de licenciatura em Portugal e na França

Produtoras e distribuidoras de filmes nacionais podem concorrer a prêmio da Cultura

Melhores teses de doutorado de 2010 podem concorrer ao Prêmio Capes