Jucá alerta sobre golpe de distribuidoras de combustível



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) alertou nesta terça-feira (18) que as distribuidoras de combustíveis, por meio de liminares da Justiça federal de primeira instância, já impuseram, apenas neste ano, prejuízos da ordem de R$ 1 bilhão ao erário público. A prática e o montante constam de reportagem publicada recentemente, informou o senador.

Conforme relatou Jucá, o golpe é aplicado da seguinte forma: distribuidoras fantasmas ou "laranjas" conseguem liminares para não pagar impostos como PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). Com a liminar em mãos, entram no mercado e, quando a liminar é cassada em segunda instância, as empresas são fechadas. Em seguida é aberta uma nova empresa, que repete o mesmo procedimento, fonte de enorme prejuízo para o país, na opinião de Jucá.

Para o senador, é preciso que a sociedade, o Congresso Nacional e a imprensa se mobilizem para evitar esse tipo de dano ao erário, especialmente num momento em que o Brasil precisa de recursos.



18/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy quer fiscalização anual de empresas distribuidoras de combustível

Previdência alerta sobre golpe por e-mail

Segurança: Núcleo de Documentoscopia do IC alerta sobre novo golpe

INSS alerta assegurados para tentativa de golpe por criminosos

Banco Central alerta para tentativas de golpe em nome do seu presidente

Banco Central alerta para tentativa de golpe pela internet