Jucá apóia reivindicação da agroindústria canavieira de expansão do uso do álcool combustível
O senador Romero Jucá (PSDB-RR) manifestou o seu apoio à União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica), que defende o uso crescente de álcool combustível e do bagaço de cana como fontes alternativas de energia. Ao ressaltar a importância do uso de energia renovável como forma de evitar danos ao meio ambiente, o senador lembrou ainda que as atividades econômicas ambientalmente sustentáveis já promoveram a criação de 14 milhões de empregos em todo o mundo.
A industria canavieira de São Paulo, informou o senador, com base em documento divulgado pela Unica, é responsável pela produção de 60% de todo o açúcar produzido no país e de 61% do álcool. Esta produção equivale a uma economia de divisas de ordem de US$ 1,8 bilhão anualmente. Empregando, no campo e nas usinas, cerca de 400 mil pessoas, o setor é responsável por 40% de todo o emprego rural naquele estado.
A Unica, afirmou o senador, tem entre seus compromissos a defesa da produção de energia limpa e renovável, sendo este o caso do álcool combustível, ou etanol, que tem contribuído para a redução da poluição do ar, com efeitos benéficos sobre a saúde pública.
Jucá lembrou que, com a criação do Programa Nacional do Álcool, a capacidade instalada para a produção de álcool combustível chegou a 16 bilhões de litros ao ano, o que equivale a 84 milhões de barris de petróleo. Atualmente, são produzidos todo ano 10,4 bilhões de litros, enquanto cerca de 3 milhões de veículos consomem não mais do que 4,9 bilhões de litros ao ano.
O senador frisou que, como a frota nacional de veículos cresce 5% ao ano, aumentando o consumo de combustíveis em 300 milhões de litros, a utilização do álcool também reduz o efeito estufa, deixando de jogar no ar cerca de um milhão de toneladas de gás carbônico.
28/11/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Vale do Paraíba terá plano para a expansão da agroindústria
AGROINDÚSTRIA DO AÇÚCAR E DO ÁLCOOL PODE REDUZIR DESEMPREGO, DIZ GERALDO MELO
AGROINDÚSTRIA DO AÇÚCAR E DO ÁLCOOL PODE REDUZIR DESEMPREGO, DIZ GERALDO MELO
AMIN APÓIA REIVINDICAÇÃO DOS MARICULTORES DE SC
Tuma apóia reivindicação de delegados de polícia
ACM apóia reivindicação de policiais civis e federais