Jucá apresenta relatório e pede mais ações para evitar acidentes de trânsito



De posse do relatório "Acidentes de Trânsito nas Rodovias Federais - Análises e Recomendações", elaborado pelo Centro de Formação de Recursos Humanos em Transportes (Ceftru) da Universidade de Brasília, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) lamentou que, com exceção do Programa de Redução de Acidentes nas Estradas (Pare), quase nada se tem feito para combater o problema.

- Os acidentes de trânsito já se incorporaram à paisagem e não nos causam a indignação que deveriam causar. Com o passar do tempo, as comparações de que os acidentes de trânsito matam por ano, no Brasil, mais pessoas que o número de americanos mortos na Guerra do Vietnã ou que têm o impacto equivalente ao da queda de um avião lotado de passageiros por dia, tornaram-se exercícios de retórica, incapazes de gerar reação por parte das autoridades competentes e, principalmente, da sociedade - analisou Jucá.

O senador listou estatísticas levantadas pelo estudo do Ceftru, que demonstram que a cada cinco minutos ocorre um acidente nas rodovias federais, a cada nove minutos um pessoa é ferida e a cada hora e meia uma pessoa é morta. Os atropelamentos de pedestres e ciclistas, narrou Jucá, representam quase 40% dos acidentes com vítimas fatais.

O estudo também demonstra que o maior número de acidentes com mortos e feridos ocorrem à noite e nos fins de semana, quando há menos carros nas estradas, propiciando o desenvolvimento de altas velocidades, mesmo com a visibilidade reduzida. O Ceftru também pondera que nesses períodos muitos condutores estão cansados ou até alcoolizados. Jucá também alertou para o fato de que grande parte dos acidentes com vítimas fatais envolvem veículos de carga, boa parte deles com mais de oito anos de uso.

- O estudo do Ceftru é um instrumento de grande valor para que as entidades responsáveis pelo trânsito tomem plena consciência da realidade cruel que se esconde por trás dos frios números registrados. Se analisarem o documento, tenho certeza de que chegarão a boas e novas soluções para o nosso trânsito - sugeriu o senador, indicando que o documento traz recomendações técnicas que devem ser implementadas.



08/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Secretaria da Saúde promove curso para evitar acidentes no trânsito

Dicas podem evitar acidentes de trânsito no período de Carnaval

Augusto Botelho pede medidas para diminuir acidentes de trânsito

Zambiasi pede voto de louvor para campanha de prevenção a acidentes de trânsito

Arthur Virgílio pede obras em aeroportos para evitar novos acidentes

Geovani Borges pede ação para evitar a tragédia do trânsito no Brasil