Arthur Virgílio pede obras em aeroportos para evitar novos acidentes
Ele apontou o caso do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, onde haveria problemas com os dois aparelhos ILS (Instrument Landing System, ou Sistema de Pouso por Instrumentos), usados para orientar os pousos quando não há visibilidade suficiente.
Além disso, segundo o senador, na cabeceira da pista do aeroporto há uma torre de telefonia celular cuja lâmpada indicativa da altura está quebrada há dois meses. Os moradores dos arredores, temendo um desastre, estariam, segundo o senador, solicitando insistentemente providências à Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), sem obter resposta.
Arthur Virgílio citou carta divulgada em abril de 2005 pelo brigadeiro Edilberto Teles Sirotheau Corrêa, que, ao deixar a Superintendência de Segurança Aeroportuária da Infraero, denunciou a "excessiva prioridade dada a obras que proporcionam visibilidade, em detrimento das necessidades operacionais". Essa postura, afirmou o brigadeiro à época, poderia resultar em "ocorrências graves em futuro próximo".
- Dezessete meses depois, um Boeing e um Legacy colidiram, matando 154 pessoas - comentou o senador.17/04/2007
Agência Senado
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