JUCÁ DENUNCIA CORRUPÇÃO NO INCRA DE RORAIMA



O senador Romero Jucá (PFL-RR) informou hoje(dia 26) que levou ao ministro da Reforma Agrária, Raul Jungman, um documento denunciando atos de corrupção praticados por funcionários do Incra no seu estado. Ele mencionou entre esses desvios a "tomada de dinheiro de trabalhadores" em processo de assentamento, assim como ameaças de morte contra o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Estado, Deldato Rosa Pereira.

Conforme Jucá, esse líder sindical tem exercido importante papel na busca de solução para a questão agrária do seu estado, e as ameaças de morte que vem sofrendo já foram denunciadas à Polícia Civil e à Justiça de Roraima, com pedidos de garantia de vida para ele. O senador disse que solicitou ao ministro Raul Jungman "uma posição dura contra o que está acontecendo, visto que não se pode silenciar ante atos que tentam calar um líder que defende os interesses dos trabalhadores".

Ele se mostrou preocupado com a possibilidade de que essa atuação do Incra em Roraima se repita em outros estados, prejudicando a luta dos trabalhadores mobilizados em favor da reforma fundiária. "Sem dúvida nenhuma, os desvios de lá devem estar acontecendo noutros lugares, e é uma forma errônea de atuação do Incra, porque tira-lhe a característica de isenção que deveria ter", salientou.

Romero Jucá lembrou que, ao longo de sua vida parlamentar, vem lutando pela reforma agrária, aplaudindo todos os movimentos dos trabalhadores rurais, mas também condenando os excessos praticados. Ele pregou a necessidade de que o governo atue nessa questão com padrões operacionais eficazes, para evitar comportamentos como os dos funcionários do Incra de Roraima.

- Paralelamente à decisão política, o governo precisa ter padrões competentes e viáveis, isto é, um modelo que assente o homem no campo e ali o mantenha com dignidade. É preciso alterar o modelo - assinalou.

25/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


JUCÁ DENUNCIA CORRUPÇÃO NO JUDICIÁRIO DE RORAIMA

JUCÁ RESPONDE A FUNCIONÁRIOS DO INCRA DE RORAIMA

JUCÁ RESPONDE A FUNCIONÁRIOS DO INCRA DE RORAIMA

Jucá alerta para ação do Incra em Roraima

Mozarildo denuncia corrupção e pede fiscalização conjunta nas estradas de Roraima

Mozarildo denuncia fraudes e corrupção envolvendo terras públicas em Roraima