Jucá destaca excelência do Inmetro no cenário internacional
Jucá defendeu a idéia de que o país precisa produzir melhor, mais barato e com elevado padrão de qualidade se quiser "decolar para as fileiras do Primeiro Mundo". Nesse sentido, acrescentou, o Inmetro é um dos órgãos responsáveis pela concretização da política de aumento da exportação brasileira dentro da política de desenvolvimento industrial.
- O Inmetro é hoje o maior e mais complexo instituto de metrologia e qualidade da América Latina e situa-se entre os mais respeitados do mundo - afirmou.
O senador lembrou que o instituto é reconhecido internacionalmente como organismo credenciador, conforme acordo firmado com o International Laboratory Accreditation Cooperation (Ilac). Esse reconhecimento dá à rede de laboratórios por ele credenciados o reconhecimento internacional dos testes que executam. Assim, quando exportados, os produtos ou processos testados na rede não precisarão passar por novos testes nos países de destino.
Romero Jucá lembrou ainda que países como El Salvador, Nicarágua e Paraguai têm solicitado ao Inmetro apoio para o desenvolvimento de seus próprios sistemas de metrologia. Além disso, completou, o BID aprovou um projeto de organização de sistemas de acreditação de laboratórios no Paraguai, Venezuela, Costa Rica, Panamá e Trinidad & Tobago, todos com suporte do Inmetro.
28/09/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jucá destaca papel do Inmetro no estímulo às exportações
Jucá destaca produção do INPI e do Inmetro em 2000
Perillo destaca papel de Joaquim Nabuco no cenário político internacional
Cenário internacional interfere na economia brasileira, diz BC
Mantega vê piora da crise no cenário internacional
Humberto Costa destaca programas de excelência da Saúde no país