Jucá destaca produção do INPI e do Inmetro em 2000
Jucá apontou duas medidas adotadas pelo INPI e que tiveram repercussão no intercâmbio comercial, aumentando as exportações. O órgão, informou, adotou a Classificação Internacional de Marcas, corrigindo um erro histórico, já que o Brasil adotava uma classificação distinta dos parceiros comerciais. A outra medida salientada pelo senador diz respeito à Classificação Internacional de Desenho Industrial, que a seu ver também contribuiu muito para colocar o país em sintonia com os países membros da Organização Internacional do Comércio (OMC).
Os números ressaltados pelo senador sobre a produção do INPI dão conta de que no ano passado foram concedidos 9.293 patentes, 1.687 contratos de transferência de tecnologia, 52.476 marcas e 652 programas de computador registrados, entre outros.
Em relação ao Inmetro, Jucá destacou que o órgão conquistou o Ouro do Prêmio de Qualidade do Governo Federal, sendo a única autarquia a receber tal distinção entre 66 concorrentes, das quais 26 chegaram à final após rigorosa auditoria do governo. Sobre os números do Inmetro em 2000, Romero Jucá informou que foram realizados 9 milhões de serviços de verificação de instrumentos de medição e concedidas mais de 6 mil certidões do certificado de qualidade ISO (Internacional Organization for Standardization).
27/04/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Jucá destaca papel do Inmetro no estímulo às exportações
Jucá destaca excelência do Inmetro no cenário internacional
CCJ APROVA CRIAÇÃO E EXTINÇÃO DE CARGOS NO INMETRO E NO INPI
Romero Jucá destaca esforços do governo para o aumento da produção de grãos
Jucá defende fortalecimento do Inpi
Balanço social 2000 da Petrobras foi positivo, diz Jucá