Jucá destaca importância do Cade para a economia
O Brasil, na avaliação de Jucá, aderiu tardiamente ao sistema econômico capitalista, atraindo, devido à abundância de matéria-prima e de recursos humanos, dois tipos de capital externo. O primeiro, considerado benéfico pelo senador, é o investimento; o outro, "freqüentemente predador", disse Jucá, é a especulação.
Para regular a prática competitiva dentro da economia globalizada e assegurar a ampliação da oferta, Jucá disse que o Estado precisa de instrumentos e instâncias regulatórias sérios, confiáveis e eficientes, a exemplo do Cade.
Jucá destacou o papel decisivo do Cade, autarquia vinculada ao Ministério da Justiça desde 1994, na autuação de gigantes econômicos, levando sempre em consideração o interesse amplo da sociedade e o funcionamento adequado do mercado.
O senador afirmou que, em virtude da provável recessão mundial, anunciada por especialistas econômicos, os órgãos que promovem e regulam o processo competitivo do mercado deverão ter regras bem definidas para proteger a população, evitando a volta do capitalismo internacional "em sua versão selvagem".
- No grande e delicado xadrez da economia globalizada, capaz de alavancar trocas comerciais e fluxos de capital em intensidades e velocidades nunca antes experimentadas, tendo como palco um mercado instável que se reconfigura rápida e constantemente, a defesa da concorrência assume um lugar verdadeiramente especial no quadro dos novos contextos econômicos - ressaltou.
19/09/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alckmin destaca a importância do agronegócio para a economia paulista
Jucá destaca importância do projeto Rede Amazônia para a Educação
Jucá destaca os 29 anos de trabalho da Embrapa e fala da importância da empresa para o país
Jucá destaca lançamento da Agenda Positiva para a Economia e o Emprego
Jucá destaca importância do Senar
Romero Jucá destaca importância da Comara