Jucá destaca prêmio recebido pelo Projeto Anike



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) saudou a premiação do Projeto Anike 2002 - implantado em Roraima - pelo Programa Gestão Pública e Cidadania. O Projeto Anike, segundo o senador, fortaleceu a auto-estima e autonomia dos povos indígenas de Roraima, por meio da formação de professores indígenas e da produção de material didático diferenciado, a partir da própria história oral desses povos.

- O Projeto Anike ampliou a participação da comunidade na vida escolar, incluiu atividades comunitárias no processo de aprendizagem, integrou crianças e adultos, valorizou a biodiversidade do local onde moram e resgatou conhecimentos tradicionais - disse Jucá.

Antes da implantação de oficinas que deram origem ao Projeto Anike, lembrou o senador, a escola ensinava os índios a migrar para as cidades, a abandonar suas tradições e a absorver os conhecimentos baseados na realidade urbana. Assim, os aprendizes não raramente se entregavam às drogas e aos vícios, desvirtuando-se de suas origens antropológicas e culturais.

A realidade começou a mudar, na avaliação de Jucá, na década de 90, quando o Ministério da Educação obrigou as escolas a reconhecer a diversidade sociocultural e lingüística do país. Com o surgimento da Organização dos Professores Indígenas de Roraima (OPIR), iniciou-se uma profunda mudança, segundo o senador, pois a OPIR, além de ensinar a captação de recursos financeiros para as comunidades passou a promover oficinas, transformando-se no embrião do Projeto Anike.

Entre as várias propostas da OPIR, uma delas, baseada em crenças e mitos dos Makuxi, desenvolve-se a partir de 2000, quando o Ministério da Educação, segundo Jucá, propiciou curso para 40 professores indígenas, enfatizando a história oral, por meio de entrevistas em aldeias de etnias diferentes, procurando ouvir os mais velhos ou os que soubessem relatar lendas e histórias de seu povo.

Atualmente, informou Jucá, o Projeto Anike beneficia cerca de 130 professores indígenas, pretendendo-se que o ensino alcance todos os 11 mil indígenas de Roraima. Já foram editados dois livros de História, escritos na língua Makuxi, destinados à 1ª e 2ª séries do ensino fundamental. Será lançado, ainda, um livro de História e Geografia, nas línguas Makuxi, Wapichana e Português, para alunos da 5ª e 8ª séries.

- O projeto contará, em breve, com um curso para a formação de professores indígenas, em parceria com a Universidade Federal de Roraima - afirmou Romero Jucá.



31/03/2003

Agência Senado


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