Jucá destaca vitória do Brasil na Organização Mundial de Saúde



O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PSDB-RR), destacou nesta quarta-feira (dia 23) o que considerou uma vitória brasileira na Organização Mundial de Saúde (OMS), que aprovou a proposta da política de distribuição de medicamentos apresentada pelo Brasil na entidade. Segundo Jucá, o governo notabilizou-se pela luta de assegurar aos pobres acesso gratuito aos medicamentos contra a AIDS. Jucá ainda destacou que a política interna do setor continua avançando e informou que, com a adoção da isenção das alíquotas de 12,5% do PIS e da Cofins, no início deste mês, cerca de 100 remédios que estão entre os mais vendidos no país foram disponibilizados à população a preços até 19,75% mais baratos.

O senador citou matéria publicada na Folha de S. Paulo, no último dia 19, em que o ministro da Saúde José Serra considera a aprovação da proposta brasileira na OMS extremamente positiva para o Brasil, principalmente pela oposição que o país enfrentou dos Estados Unidos e da União Européia. De acordo com a reportagem, acrescentou Jucá, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) Kofi Annam apresentou uma proposta que foi aprovada pela OMS, para criação de um fundo internacional para financiar a compra de medicamentos nos países em desenvolvimento.

Romero Jucá também dirigiu apelo ao ministro da Agricultura e do Abastecimento Marcus Vinicius Pratini de Moraes no sentido de que sejam encaminhados lotes de vacinas contra a febre aftosa ainda este mês para o rebanho do estado de Roraima antes da chegada das chuvas, o que dificulta o acesso às áreas rurais.

- No passado já existiram focos de febre aftosa em Roraima como em outras regiões e temos conhecimento de que o Ministério da Agricultura fará um programa de vacinação a partir dos 14 estados em que a febre se manifestou nos últimos cinco anos - afirmou o senador.

23/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jonas destaca papel do Brasil na conferência da Organização Mundial do Comércio

Brasil busca apoio da Organização Mundial de Saúde Animal para erradicar aftosa

Hartung destaca resultado positivo da reunião da Organização Mundial do Comércio

No Dia Mundial sem Tabaco, Brasil destaca danos à saúde e ao meio ambiente

Senadores vão discutir programa da Organização Mundial da Saúde sobre alimentação

Brasil é reeleito membro do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo