Jonas destaca papel do Brasil na conferência da Organização Mundial do Comércio



O papel de destaque desempenhado pelo Brasil na 5ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), realizada em Cancún, no México, foi assinalado pelo senador Jonas Pinheiro (PFL-MT), que integrou a missão oficial brasileira. Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (17), ele disse que sem a posição firme dos negociadores brasileiros os resultados da conferência teriam sido prejudiciais aos interesses do grupo de países em desenvolvimento produtores de alimentos, o chamado G-22.

Segundo o senador, o grupo, liderado pelo Brasil, assumiu a defesa da eliminação dos subsídios agrícolas, tema que não agrada sobretudo aos Estados Unidos e à União Européia, que gastam em conjunto cerca de US$ 1 bilhão por dia com incentivos aos seus produtores.

Diante da intransigência dos países ricos, de acordo com o senador, a reunião terminou sem acordo. Na avaliação do senador, isso coloca em xeque o verdadeiro papel da OMC, cujo modelo de organização tende sempre a favorecer os países desenvolvidos.

Para Jonas Pinheiro, a não implementação de um acordo agrícola nessa 5ª Conferência no México e o aumento dos prazos das rodadas de negociações deverão, pela lógica, inviabilizar qualquer acordo na Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

- Até porque na Alca também se discute a questão agrária e o protecionismo dos Estados Unidos. O Brasil deverá, então, condicionar qualquer discussão na Alca à apreciação antecipada de temas como o subsídio e o apoio interno à agricultura - observou.

Em aparte, os senadores Heráclito Fortes (PFL-PI) e Osmar Dias (PDT-PR) reforçaram as palavras de Jonas Pinheiro no sentido de que o país deve ter uma posição firme em relação à Alca.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), anunciou em Plenário que o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, estará na comissão nesta quinta-feira (18), a partir das 15h, para fazer um relato da participação do Brasil na reunião da OMC.



17/09/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Delegação brasileira participa da VIII Conferência Ministerial da Organização Mundial de Comércio (OMC)

Hartung destaca resultado positivo da reunião da Organização Mundial do Comércio

Jucá destaca vitória do Brasil na Organização Mundial de Saúde

Debate na Organização Mundial do Comércio deve incluir câmbio, sugere professora

Países integrantes da Organização Mundial da Saúde fecham acordo para combater comércio ilegal de tabaco

LÚCIO ALCÂNTARA DESTACA CONFERÊNCIA MUNDIAL DA MULHER