Jucá divulga Museu do Banco Central



Com uma série de perguntas dirigidas aos senadores, sobre curiosidades da história do dinheiro brasileiro, o senador Romero Jucá (PSDB-RR) chamou a atenção para o acervo do Museu de Valores do Banco Central do Brasil, situado no primeiro subsolo do edifício sede do BC, em Brasília.

- Quem o visita, faz uma verdadeira incursão retrospectiva no tempo, desde o início da colonização até as últimas emissões do real - disse Jucá.

A idéia de criação do museu, lembrou o senador, surgiu com a própria criação do BC. Hoje, o museu possui 128 mil peças brasileiras e estrangeiras distribuídas em 1,3 mil metros quadrados, onde se destacam barras e pepitas de ouro, matrizes de cédulas, moedas, cunhos, discos monetários e uma máquina de cunhar moedas. O museu ainda realiza exposições de longa duração, temporárias e itinerantes, além de manter uma biblioteca especializada e desenvolver pesquisas e programas educativos através do Projeto Museu-Escola.

Jucá também divulgou o endereço do site do BC na internet: www.bcb.gov.br; e o endereço de e-mail do museu: [email protected]; por meio do qual é possível agendar visitas guiadas. O museu está aberto ao público de terça-feira a sábado.



28/11/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Exposição comemora 40 anos de criação do museu do Banco Central

Jucá defende autonomia do Banco Central

Museu de Valores do Banco Central participa da 9ª Semana Nacional de Museus

Banco Central divulga Copom e detalha expectativas

Banco Central divulga Boletim Regional em Curitiba

Banco Central divulga balanço econômico do País