Jucá elogia atuação de Sérgio Amaral no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
A decisão de implantar a Câmara de Gestão do Comércio Exterior foi uma das decisões do ministro destacada pelo senador por Roraima. Ele também aplaudiu a desoneração das exportações, a revisão nos gastos e custos do exportador, o estudo de redução na burocracia no processo exportador e o aumento da cobertura do seguro de crédito às exportações.
Romero Jucá também falou sobre a regulamentação dos portos e aeroportos industriais aduaneiros, cujo funcionamento foi autorizado pela Receita Federal. "Matérias-primas estrangeiras entrarão nesses recintos especiais sem necessidade do processo de importação e as matérias-primas e insumos nacionais serão internados nessas áreas como se estivessem sendo exportados, para efeito de desoneração fiscal", explicou o senador.
A difusão da cultura exportadora, com a realização de encontros de comércio exterior em Boa Vista (RR), Campo Grande (MS) e Maringá (PR) também foi citada por Jucá. Ele elogiou ainda a criação do Natal Brasileiro, campanha de incentivo ao comércio nacional para promover prioritariamente os produtos brasileiros, apoiando a produção nacional e ajudando a aumentar o superávit comercial.
27/11/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tebet elogia atuação do ministério de Sérgio Amaral
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - Fernando Pimentel
Jucá elogia atuação do Ministério do Desenvolvimento
País não vive desindustrialização, afirma ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Jucá elogia atuação da Confederação Nacional do Comércio
Abertas inscrições para seminário sobre comércio exterior organizado pelo Ministério do Desenvolvimento