País não vive desindustrialização, afirma ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior



O Brasil não vive um processo de desindustrialização. Essa foi a declaração dada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, na quinta-feira (15), em Pernambuco. "É verdade que existem dificuldades, muitas delas oriundas da concorrência desleal e das taxas de câmbio e juros - que já estão sendo corrigidas -, mas a construção desta fábrica é a prova de que o Brasil não está se desindustrializando", disse o ministro, ao discursar na solenidade de início das obras de uma fábrica da Companhia Brasileira de Vidros Planos (CBVP), localizada em município próximo a Recife.

Segundo Pimentel, a obra é prova da eficácia de Pernambuco e da economia do País. Sendo assim, o governo federal quer defender os fabricantes nacionais da concorrência desleal. “Nós somos uma economia aberta, mas isso não nos desobriga de defender o mercado das empresas, brasileiras ou não, que produzem aqui, que geram empregos aqui, de práticas desleais de comércio”, declarou.

A futura planta da CBVP será erguida na mesma região onde a montadora Fiat instalará sua segunda fábrica no Brasil. Numa segunda etapa, a empresa pode tornar-se fornecedora de vidros automotivos para a montadora.

Presentes à solenidade, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, destacaram o esforço dos governos federal, estadual e municipal para viabilizar o investimento de R$ 700 milhões previstos para a obra.

Fonte:
MInistério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

 



16/03/2012 20:33


Artigos Relacionados


Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - Fernando Pimentel

Jucá elogia atuação de Sérgio Amaral no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

Comércio Exterior é fundamental para desenvolvimento do País, diz Teixeira

Belluzzo afirma na CAE que o país enfrenta desindustrialização

Comércio exterior e indústria de bebidas em discussão na CAE

Câmara de Comércio Exterior aprova incentivos para aumentar competitividade da indústria