JUCÁ ELOGIA PESQUISA SOBRE HORTIFRUTIGRANJEIROS



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) elogiou a iniciativa do Ministério da Integração Nacional de realizar uma pesquisa junto a consumidores e supermercados sobre a comercialização de hortifrutigranjeiros. Ao destacar a importância do setor para a economia brasileira, o senador informou que a pesquisa aponta a necessidade de os produtores oferecerem maior diversidade e qualidade, além de produtos pré-embalados e pré-processados.
- Ao possibilitar que o produtor entenda melhor o comportamento dos supermercados e de sua clientela, o Ministério da Integração Nacional, a cuja frente está o ministro Fernando Bezerra, está oferecendo ao setor de produção de frutas e hortaliças preciosos subsídios. Com esses dados, os produtores podem mudar sua postura frente aos desejos do mercado, passar a atender o exato perfil de demanda e estabelecer parcerias duradouras e lucrativas com as redes de comercialização - disse Jucá.
A iniciativa do governo, acrescentou, procura aproximar a plantação da gôndola do supermercado e aponta para um caminho de modernização, no qual a agricultura de hortifrutis poderá se transformar "quase que numa indústria" com produção sob encomenda, orientada para o objetivo de "seduzir e encantar o consumidor final".
A pesquisa, publicada na revista Frutifatos, editada pelo ministério, foi realizada no estado de São Paulo, maior consumidor de hortifrutis do país. Segundo o senador, a pesquisa foi feita em 18 cidades paulistas junto a consumidores e supermercados, sendo estes últimos o principal canal de comercialização do produto. Jucá informou que os supermercados são responsáveis por 85% do abastecimento nacional de gêneros alimentícios e de produtos de higiene e limpeza, tendo faturado, em 1998, R$ 55,5 bilhões, o equivalente a 6,1% do Produto Interno Bruto (PIB).
A pesquisa examinou ainda o perfil e métodos de trabalho dos supermercados em sua articulação comercial com os produtores e apurou junto aos consumidores hábitos de compra, caracterização sócio-econômica e conhecimento das variedades e apresentação de produtos oferecidos.
- Todos os dados foram estudados e interpretados sob a ótica do produtor de hortaliças e de frutas, com a finalidade de orientá-lo. A conquista de mercados externos, se quisermos chegar a ela, deve passar antes pelo domínio de nosso mercado interno - afirmou Jucá.

03/04/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá elogia fórum sobre a Amazônia

Jucá registra pesquisa sobre estradas da Confederação dos Transportes

Jucá elogia auditoria do TCU sobre sistema viário

JUCÁ ELOGIA CONSCIENTIZAÇÃO DE JOVENS SOBRE AS DROGAS

Jucá elogia livro sobre direitos sexuais

Jucá elogia estudo sobre gestão municipal