JUCÁ ENALTECE TRABALHO DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA AGRICULTURA



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) elogiou o trabalho desenvolvido pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), afirmando que a entidade tem canais eficientes para ouvir os produtores rurais, o que demonstra sua representatividade democrática e transparente.

Entre as iniciativas da CNA, Jucá destacou o Projeto Conhecer, criado para aproximar a entidade do agricultor. O projeto, disse o senador, cadastrou 28.617 produtores rurais, consultados para que fosse feito um diagnóstico sobre os principais problemas e aspirações do agricultor brasileiro.

Segundo Jucá, o projeto identificou as preocupações dos produtores nacionais: altos preços dos insumos agrícolas, baixos preços dos produtos agrícolas, taxas de juros elevadas, insuficiência de crédito agrícola, legislação trabalhista inadequada, falta de mão-de-obra especializada, dificuldades de transporte pela má conservação das estradas e elevado grau de endividamento do setor. Os produtores também estão preocupados com a legislação previdenciária inadequada, ameaças à propriedade por invasões de terras, competição desleal de produtos importados, irrigação e eletrificação rural insuficientes e problemas ambientais.

- O Projeto Conhecer é um mecanismo rápido e eficaz de consulta às bases representadas, permitindo ao produtor rural levar suas aspirações e dificuldades às autoridades governamentais, aos meios de comunicação e à sociedade em geral - afirmou Jucá.

O senador disse que o Projeto Conhecer permitiu que a CNA apresentasse seu Plano de Safra ao Ministério da Agricultura, além de definir a posição dos agricultores sobre o uso dos transgênicos ou produtos geneticamente modificados. A estratégia para a Mobilização Acordo Rural - manifestação dos agricultores em Brasília em agosto de 1999 - também foi montada a partir das informações colhidas pelo Projeto Conhecer.

A utilização das opiniões manifestadas na consulta aos produtores rurais, na opinião de Jucá, demonstra o caráter democrático do Projeto Conhecer, que confere maior legitimidade e representatividade à CNA.

- Mais importante do que tudo que já foi realizado pela CNA será o trabalho que ela continua a realizar e realizará no futuro, para tornar a agricultura brasileira mais moderna, mais competitiva, capaz de gerar mais empregos, produzir mais alimentos, a preços adequados, para que mais brasileiros possam ter um maior nível de renda e maior bem-estar social - afirmou Jucá.

16/11/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá elogia atuação da Confederação Nacional do Comércio

Freitas Neto é homenageado pela Confederação Nacional da Agricultura

Carlos Bezerra registra 50 anos da Confederação Nacional da Agricultura

Confederação Nacional da Agricultura vai apoiar Brasil Sem Miséria com formação de técnicos rurais

Jucá registra pesquisa sobre estradas da Confederação dos Transportes

Romero Jucá enaltece esforço 'quixotesco' dos vaqueiros