Jucá: general Félix poderá mostrar a senadores sistema de segurança do Palácio do Planalto



O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), comunicou, durante reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) desta quarta-feira (26), que o ministro-chefe da Segurança Institucional, general Jorge Armando Félix, colocou-se à disposição para receber comissão de senadores e senadoras que queiram conhecer a estrutura de segurança do Palácio do Planalto.

O general também se dispôs a prestar outros esclarecimentos necessários em razão da diferença de versões, por parte da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, e da ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira, sobre suposto encontro entre as duas, que teria ocorrido no fim do ano passado. Dilma nega o encontro que, segundo Lina, teria ocorrido. A ex-secretária afirma que, na reunião, a ministra teria lhe pedido para agilizar investigações fiscais sobre um filho do presidente do Senado, José Sarney.

O líder do DEM, José Agripino (RN), disse que o importante não é ouvir o general, mas ter à disposição as fitas que registram a entrada e saída de pessoas no Palácio do Planalto. Agripino disse não entender porque esses registros, na sede do Executivo federal, são guardados por apenas 30 dias, enquanto nos sistemas de segurança dos governos dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro permanecem por cerca de 90 dias.

- Queria ter explicações convincentes de porque não há a informação que o Brasil reclama - afirmou Agripino.

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) lembrou ter encaminhado ofício, na terça-feira (25), solicitando a cópia do contrato entre o Palácio do Planalto e a empresa que presta serviço de segurança para a instituição. Na avaliação do parlamentar, haveria fragilidades no sistema de segurança do governo federal e, por isso, seria necessário conhecer o contrato para discuti-lo com especialistas.



26/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


General Jorge Félix só poderá ser ouvido em abril

Jucá: contrato estabelece que banco de dados do sistema de segurança do Planalto seja mantido por um mês

Jucá: Lina esteve no Palácio do Planalto, mas não em dezembro de 2008

Abaporu chega ao Palácio do Planalto com esquema especial de segurança

Senadores poderão ir ao Palácio do Planalto conversar sobre CPMF com Lula

Sarney recebe general Jorge Armando Felix