JUCÁ HOMENAGEIA REVISTA JURÍDICA DE RORAIMA



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) destacou a publicação de mais um número do Norte Jurídico - Revista Jurídica de Roraima, dirigida pelo juiz federal Helder Girão Barreto. Editada há dois anos, a revista, conforme o senador, reúne estudos de grande importância na área da Ciência do Direito, "revelando a cultura dos autores e engrandecendo o papel da Justiça no estado".
Romero Jucá chamou a atenção para o artigo sobre alienação de bens como instrumento do Poder Judiciário ao lidar com o crime do tráfico de drogas, escrito pelo bacharel em Direito Aníbal Magalhães da Cruz Matos, diplomado pela Faculdade de Direito da Universidade de Roraima e analista Judiciário do Tribunal Regional Federal da Primeira Região. Segundo o articulista, a venda cautelar de bens utilizados por traficantes, conforme dispõe a Lei 9.804/99, é "mais uma arma de combate ao crime" e pode oferecer valiosa contribuição para o êxito "da política criminal que vem sendo desenvolvida pelo governo federal".
Na mesma publicação, a advogada Daysy Gonçalves Quintela Ribeiro, conselheira estadual e federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), analisa a morosidade dos procedimentos judiciais em artigo intitulado Justiça Ágil, Cidadão Satisfeito. Para ela, "se o tempo é a dimensão fundamental da vida humana e se o bem perseguido no processo interfere na felicidade do litigante que o reivindica, é certo que a demora do processo gera, no mínimo, infelicidade e angústia".
A revista também traz em seu número mais recente o artigo Princípios da Isonomia: Ingresso na Universidade por Análise Curricular, de autoria do juiz Hélder Girão, que é professor de Direito da Universidade Federal de Roraima. Girão trata da "busca da equalização de oportunidades para os estudantes da escola regular do Estado". De acordo com o magistrado, a Universidade de Roraima contribui para o processo de análise curricular, ao desenvolver esforços em benefício da valorização e melhoria da escola regular, visando à "interrupção do processo de evasão de jovens valores".
Entre os artigos publicados pelo Norte Jurídico estão ainda Isenção Fiscal como Instrumento Político de Redução das Desigualdades Sociais e Regionais, escrito pelo procurador de Justiça Edson Damas da Silveira; Grécia Arcaica: Da Vingança Privada à Justiça Pública, de autoria da promotora de Justiça Liz Rocha Liberato ; A Pena de Morte em Vôo, do advogado José Aparecido Corrêa; e O Ensino nas Escolas e os Comandos Constitucionais, do jornalista Plínio Vicente da Silva.

23/06/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá homenageia Associação Comercial e CRM de Roraima

Banco do Nordeste lança primeira edição de revista jurídica

Mozarildo repudia reportagem da revista Época sobre Roraima

Mozarildo repudia reportagem da revista Época sobre Roraima

Jucá elogia revista do BNDES

Dornelles homenageia revista Veja