JUCÁ PEDE QUE CPI DO JUDICIÁRIO INVESTIGUE IRREGULARIDADES NO NORTE E NORDESTE



O senador Romero Jucá (PSDB-RR) manifestou nesta sexta-feira (dia 17) a esperança de que, com a prorrogação do prazo de funcionamento da CPI do Judiciário, sejam apuradas com rigor denúncias de irregularidades em tribunais dos estados do Norte e Nordeste. Segundo ele, são nas regiões mais pobres e mais distantes dos grandes centros que os desmandos e a corrupção campeiam.
Entende o senador que a presidência da CPI deve encontrar uma fórmula capaz de abrir um amplo processo de investigação de inúmeras denúncias envolvendo tribunais daquela região. E sugeriu que a comissão peça apoio ao Ministério Público e à Polícia Federal para que auxiliem a CPI na apuração dos fatos.
- É preciso que ocorram mortes de juízes para que membros do Judiciário, como desembargadores, sejam investigados? - indagou Romero Jucá, se declarando estarrecido com o assassinato do juiz Leopoldino Marques do Amaral, que havia feito denúncia envolvendo a cúpula do Judiciário mato-grossense.
Romero Jucá informou que já tinha alertado à CPI do Judiciário sobre a necessidade de as investigações serem aprofundas nas regiões mais distantes do Centro-Sul do país, como forma de se combater os desmandos praticados principalmente por desembargadores. Do contrário, a seu ver, "se estaria reforçando a impunidade diante das várias denúncias

17/09/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Norte e Nordeste lideram irregularidades nos municípios fiscalizados por sorteio da CGU

Freire pede que Subcomissão do Judiciário investigue extorsão na Petrobras

Mozarildo pede mais recursos para o Norte e Nordeste

Lobão pede atenção à aftosa em rebanhos do Norte e Nordeste

Simon lamenta que Congresso não investigue irregularidades na venda de estatais

Assim como PSDB, DEM poderá pedir ao Ministério Público que investigue denúncias de irregularidades no Senado