Jucá: Pronatec virá para o Congresso na forma de projeto de lei




O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), registrou em Plenário, nesta quarta-feira (23), decisão do governo de enviar ao Congresso Nacional projeto criando o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). Ele acrescentou que o Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies), irá financiar também a formação técnica e a qualificação profissional. O líder disse ainda que, para agilizar sua tramitação, o projeto deverá chegar à Câmara com pedido de urgência urgentíssima.

Romero Jucá afirmou que o programa, que deverá oferecer curso de qualificação profissional a alunos do ensino médio, preenche uma lacuna no ensino brasileiro. Ele acrescentou que o programa prevê também a expansão das escolas técnicas federais e inclui a capacitação de trabalhadores que já estão no mercado. Neste caso, os empresários que tiverem interesse em oferecer capacitação aos seus funcionários também poderão contratar o Fies, que tem uma taxa de juros mais baixa.

45 anos do PMDB

Romero Jucá aproveitou a ocasião para relatar reunião da Executiva Nacional do PMDB, na terça-feira (22), para celebrar os 45 anos de fundação do partido. Jucá anunciou sessão especial no Senado, no dia 31 deste mês, em comemoração ao aniversário.

- É fundamental que a contribuição do partido em prol da democracia brasileira seja reconhecida - afirmou.

O senador Itamar Franco (PPS-MG), em aparte, recordou que foi um dos primeiros signatários da fundação do antigo MDB, criado em 1966, e primeiro presidente do partido em Minas Gerais. O parlamentar lamentou que o atual PMDB tenha bandeiras muito divergentes daquelas que motivaram sua fundação, quando o partido era comandado por lideranças como Tancredo Neves e Eliseu Resende.

Romero Jucá respondeu que a "história combativa de luta está no coração do país e tem o reconhecimento de todos os brasileiros". Porém, assinalou que o partido evoluiu, incluindo novas bandeiras.

Tombini na CAE

O líder do governo elogiou o comparecimento do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para falar sobre a política monetária. Jucá lembrou que o presidente do BC discorreu sobre as providências adotadas pelo governo para combater a inflação e, "pela competência de sua exposição", conseguiu tranquilizar o mercado e sinalizar que a economia está na direção correta.

23/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pronatec forma 280 alunos em Sergipe

Pronatec forma 920 alunos em Boa Vista (RR)

Pronatec Brasil Sem Miséria forma 700 profissionais no RS

Pronatec Brasil Sem Miséria forma 770 alunos no RS

Pronatec Brasil Sem Miséria forma 600 alunos na BA

Pronatec Campo forma primeiras turmas no RJ