Pronatec Campo forma primeiras turmas no RJ



O sábado (30) será dia de comemoração para 50 produtores rurais fluminenses. Após seis meses de dedicação, eles receberão os diplomas, nos cursos de capacitação, de agricultor familiar, operador de máquinas e implementos agrícolas e jardineiro, oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego do Campo (Pronatec Campo). Apoiada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a iniciativa integra o Programa Nacional de Educação no Campo (Pronacampo), do Ministério da Educação (MEC).

A cerimônia de formatura será realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), em Seropédica, município da região metropolitana do Rio de Janeiro. “Apesar de serem as primeiras turmas formadas, a avaliação que temos da iniciativa é bastante positiva”, afirma o delegado federal do MDA no estado, José Octávio Câmara.

Aos 51 anos, a professora Maria do Socorro Pereira da Silva, resolveu voltar para a escola como aluna. Residente no assentamento Normandia, no município de Japeri, ela decidiu cursar agricultura familiar para aplicar os novos conhecimentos na comunidade. Foi a única. “Tudo que eu aprendi, eu repassei para os meus colegas. Agora, tem um monte deles esperando a próxima turma para fazer um curso também”, conta a produtora rural.

Com o conhecimento que adquiriu nas aulas, Maria do Socorro tomou a iniciativa de criar a Cooperativa de Produtores Rurais de Japeri, que servirá de instrumento para melhorar o escoamento da produção da região. O processo foi concluído poucos dias antes da formatura. “Agora poderemos vender para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). É uma ótima maneira de escoar nossos produtos, sem ter que lidar com atravessadores”, anima-se.

Para ela, o curso “ampliou todas as visões”, e agora ela entende melhor a importância da produção familiar para o desenvolvimento do País. “Pensar a agricultura familiar é pensar o amanhã. Pois se as pessoas têm o que comer na cidade, é porque teve alguém para plantar. E antes estava muito difícil.”

Próximas turmas

Em 2014, o programa abrirá 760 vagas para o estado, distribuídas entre 16 cursos. Com isso, o Pronatec Campo irá atender as demandas dos agricultores familiares dos municípios de Japeri, Paracambi e Seropédica, Pinheiral e Campos dos Goytacazes. O início das aulas está previsto para março do próximo ano.

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



29/11/2013 21:08


Artigos Relacionados


Pronatec forma primeiras turmas nesta quinta-feira

Primeiras turmas de graduação a distância colam grau no Maranhão

Pronatec forma 280 alunos em Sergipe

Pronatec forma 920 alunos em Boa Vista (RR)

Pronatec Brasil Sem Miséria forma 700 profissionais no RS

Pronatec Brasil Sem Miséria forma 770 alunos no RS