Jucá registra criação de espaço cultural em homenagem a Marcantonio Vilaça



O senador Romero Jucá (PMDB-RR) registrou nesta segunda-feira (16) a criação, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), do Espaço Cultural Marcantonio Vilaça. A iniciativa, disse o senador, é uma justa homenagem ao famoso galerista, prematuramente desaparecido.

Jucá lembrou que Marcantonio, nascido em Recife, em 1962, é filho do ministro do TCU Marcos Vilaça e, ainda criança, freqüentou a Escolinha de Arte do Recife, que é mantida pelo colecionador Abelardo Rodrigues.

Embora diplomado em Direito, pela Universidade Mackenzie, em São Paulo, nunca exerceu a profissão, pois dedicou-se logo cedo ao mundo das artes, tendo inaugurado, nos anos 80, em Recife, a sua primeira galeria: Parságada Arte Contemporânea. Em 1992, radicou-se em São Paulo onde, juntamente com Karla Camargo, fundou a Galeria Camargo Vilaça, uma das mais importantes dentre as especializadas em arte contemporânea da América Latina, disse Jucá.

O senador informou que já se associaram à homenagem a Prefeitura Municipal do Recife, o Conselho Municipal de Cultura do Recife, os governos do Amazonas e do Distrito Federal, a Ordem do Rio Branco, o Conselho Brasil-Portugal, a Academia Brasileira de Letras e vários galeristas europeus, americanos, chineses e japoneses.



16/06/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CPTM: Grandes nomes do grafite em homenagem à Copa do Mundo no Espaço Cultural Brás

CPTM: Grandes nomes do grafite em homenagem à Copa do Mundo no Espaço Cultural Brás

UFRJ aguarda devolução de terreno do Canecão para criação de espaço cultural

ACM PARTICIPA DE HOMENAGEM AO MARCHAND MARCO ANTÔNIO VILAÇA

JUCÁ REGISTRA HOMENAGEM AO EX-GOVERNADOR HÉLIO CAMPOS

Sarney participa de homenagem pelos 50 anos de serviço público de Marcos Vilaça