Sarney participa de homenagem pelos 50 anos de serviço público de Marcos Vilaça



O presidente do Senado Federal, José Sarney, participou nesta quarta-feira (27) de cerimônia em homenagem ao ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Marcos Vilaça. Na ocasião, o ministro recebeu a Medalha de Ouro do Serviço Público, em virtude de seus 50 anos ininterruptos de trabalho. Na cerimônia, realizada no gabinete provisório da Presidência da República, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) - na presença do presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente da Câmara Michel Temer - , Sarney elogiou a trajetória de vida de Vilaça, como servidor público, professor universitário, escritor, acadêmico e ministro do TCU.

VEJA MAIS

- Minhas palavras de admiração ao meu amigo Vilaça são evidentemente suspeitas pela fraternidade que desfrutamos. No entanto, essa medalha é testemunho que não somente eu, mas toda a população do país e até o presidente Lula, todos reconhecemos os seus méritos - afirmou Sarney.

O presidente do Senado elogiou também a carreira literária de Vilaça, e citou o livro mais conhecido do ministro, Coronel, Coronéis, escrito em parceria com Roberto Cavalcanti de Albuquerque. De acordo com Sarney, o livro é um documento vivo e indispensável para a compreensão de parte da história brasileira. A obra analisa o processo de ruptura da sociedade agropastoril sertaneja a partir de fins dos anos 50 e, consequentemente, as transformações sofridas no contexto do coronelismo.

Marcos Vinicios Rodrigues Vilaça nasceu em Nazaré da Mata, em Pernambuco, no dia 30 de junho de 1939. Formou-se bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), concluiu diversos cursos de extensão universitária e fez mestrado na mesma instituição em que se graduou. Desde 1988 é ministro do TCU. Em 1985, quando foi eleito para a Cadeira 26 da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vilaça foi recebido pelo acadêmico e amigo, José Sarney. Vilaça foi também diretor da Caixa Econômica Federal, presidente da Funarte e secretário do governo de Pernambuco.

Criada em 1961, a Medalha de Ouro do Serviço Público é entregue a servidores com 50 anos de carreira, que tenham prestado relevantes serviços à administração pública e que não tenham falta grave na carreira.

Também participaram da cerimônia o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, e os senadores Marco Maciel (DEM-PE), Inácio Arruda (PCdoB-CE) e Francisco Dornelles (PP-RJ).

Marcos Vilaça se aposentará do TCU em junho, quando completará 70 anos de idade. O presidente Lula indicará o substituto, primeiro ministro do TCU que ele indicará desde sua primeira posse em 2003.

Augusto Castro / Agência Senado, com informações da Assessoria da Presidência do Senado



27/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


ACM PARTICIPA DE HOMENAGEM AO MARCHAND MARCO ANTÔNIO VILAÇA

Sarney abre homenagem aos 40 anos do Serviço Geológico do Brasil

MARCOS VILAÇA À TV SENADO: "NÃO PODEMOS DESPERDIÇAR A ESPERANÇA"

MARCOS VILAÇA À TV SENADO: COMO MELHORAR ESTADO NO BRASIL

Arthur Virgílio presta homenagem ao ex-senador Marcos Freire nos 20 anos de sua morte

ACM SE ASSOCIA A HOMENAGEM PELOS 50 ANOS DE ISRAEL