Jucá ressalta importância dos fundos de previdência privada
Ao contrário do Brasil, onde os financiamentos de longo prazo sempre foram feitos pelas instituições financeiras do setor público, nos países desenvolvidos, lembrou Jucá, este tipo de financiamento às empresas costuma ser dado principalmente pelos fundos de previdência. Ele destacou que os fundos são capazes de mobilizar grande quantidade de recursos; são voltados a investimentos de longo prazo, uma vez que precisam se capitalizar para fazer frente a um compromisso também de longo prazo, que é o pagamento de aposentadorias, e têm perfil conservador porque seu compromisso não pode ser objeto de incertezas. Estas características, acrescentou, trazem benefícios ao mercado de capitais, ao aumento da poupança interna e à disponibilidade de recursos para empréstimos a longo prazo.
Jucá quer que os fundos de previdência privada sejam tratados de maneia proporcional à relevância que têm, e afirmou, passarão ainda mais a ter para a economia brasileira. O senador lembrou que, por conta da enorme soma de recursos que compõem esses fundos, os governos sentem-se tentados, em situações emergenciais, a apropriar-se de parte desse dinheiro por meio de tributação mais elevada. "Isso trai a velha mentalidade nacional, que só consegue olhar para o curto prazo e detrimento do futuro, afirmou".
- Um ambiente macroeconômico saudável, para o qual estamos convergindo, e um ambiente institucional adequado à proteção dos investimentos e dos investidores, ambos certamente levarão ao desenvolvimento dos fundos de previdência privada, o que trará conseqüências positivas para o crescimento econômico, sustentável e de longo prazo - disse o parlamentar.
04/06/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Raupp ressalta importância do projeto parceria público-privada
Jucá ressalta importância da atuação de ONG
Jucá ressalta importância do movimento feminista nas lutas sociais
Jucá elogia desempenho do agronegócio e ressalta sua importância para o país
Jucá ressalta importância da nova distribuição dos 'royalties' para o desenvolvimento
Previdência complementar/privada