Jucá saúda publicação da revista Senatus



O lançamento do terceiro volume da revista Senatus, editada pela Secretaria de Informação e Documentação (Sidoc) do Senado, foi saudada pelo senador Romero Jucá (PMDB-RR). Iniciativas como essa, afirmou o senador, fazem com que a Casa cumpra seu papel de foco irradiador de conhecimento, fundamental na democracia.

- A publicação de uma revista como a Senatus, além de nos encher de orgulho por sua qualidade, nos lembra que a responsabilidade do Parlamento com a sociedade não se esgota na atividade legislativa. É também papel do Parlamento trabalhar para o aprofundamento da cultura democrática na sociedade, difundindo conhecimento, provocando reflexão e divulgando os debates sobre os grandes temas nacionais – disse o senador.

O senador se disse satisfeito pelo fato de haver espaço para artigos de consultores legislativos do Senado, que, com a revista, ganham espaço para divulgar para um público mais amplo “o competente trabalho que fazem”.

- A qualidade gráfica e editorial da revista é o que primeiro chama a atenção. E, o que é mais importante, os artigos e as matérias apresentadas estão à altura dessa qualidade – declarou Jucá, apresentando suas “mais sinceras congratulações” ao diretor da Sidoc, Paulo Afonso Lustosa de Oliveira.

Com ênfase no tema segurança pública, a edição da revista, narra Jucá, traz artigo do consultor Joanisval Gonçalves, que defende que a atividade de inteligência é fundamental para a prevenção de crimes. Em outro artigo, continua o senador, o consultor Tiago Odon aponta para problemas de fiscalização no território brasileiro, que indicam que a solução para o combate ao crime organizado depende mais de boa execução que de nova legislação.

No terceiro artigo da série, dos consultores Stelson Ponce de Azevedo e Gilberto Guerzoni Filho, Jucá relata que há dúvidas quanto à efetividade da proposta de unificação das polícias. Os autores do texto entendem que a iniciativa não deve resolver os problemas das polícias, que são crônicos.

Em outras páginas, o senador relata que o consultor Fernando Meneguin sugere caminhos para enfrentar o desemprego, como a flexibilidade do mercado de trabalho e a melhor regulamentação de setores da economia. O senador Delcídio Amaral (PT-MS) também comenta na revista os avanços trazidos pelo Estatuto do Idoso.

- A revista traz ainda notícias sobre eventos, conferências e seminários, resenhas, além do oportuno resgate da memória do senador Guido Mondin, que era pintor e escritor – afirmou Jucá, informando que a ilustração da capa da revista Senatus é de autoria de Mondin.

A revista Senatus está disponível na Internet no endereço http://www2.senado.gov.br/sf/publicacoes/revistaSENATUS/ .



03/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá saúda publicação da revista Bioética

Jucá saúda publicação da Lei Orgânica do Ministério Público de RR

Jucá elogia revista do PSDB e diz que publicação estimula reflexões sobre o Brasil

Lançada Senatus, revista dedicada ao debate de idéias

Revista Senatus dedica edição ao aniversário de 50 anos de Brasília

Revista Senatus dedica edição ao aniversário de 50 anos de Brasília